terça-feira, 26 de novembro de 2019

Quem Ama não nos faz Sofrer!!!

Violência Doméstica - Violência no Namoro


     Em contexto de sensibilização para a iniciativa "Parlamento Jovem", a Professora Bibliotecária dinamizou um debate sobre Violência no Namoro, destinado a 35 alunos do 9ºano de escolaridade e tendo contado com a presença dos professores Alves de Sousa e Henrique Santos, empenhados também na luta contra a violência no namoro e com a adesão dos alunos à participação no projeto Parlamento Jovem (qualquer dúvida acerca deste projeto, basta pedir esclarecimentos ao Coordenador de Projetos, professor Eugénio Henrique).

     A docente Sílvia Pinto, na Biblioteca Escolar, dialogou com os alunos sobre o conceito de Violência no Namoro, acerca também da importância de se reconhecer os sinais de alerta e de pôr um término à situação o mais cedo possível. Durante a sessão, forma usadas diversas estratégias: a mediadora (Sílvia Pinto) exprimia algumas frases em forma de asserção e os alunos manifestavam a sua opinião acerca de ser uma afirmação Verdadeira ou Falsa, justificando. Nem sempre houve unanimidade, mas o balanço final é de esclarecimento e de condenação a quaisquer formas de violência no namoro (ou em qualquer outro contexto). 

      Foi também mostrado um vídeo sugerido pelo Professor Alves de Sousa sobre dados estatísticos (aterradores, pois, como foi dito, uma única vítima já é demasiado) e visionado um clip musical com música gravada ao vivo e letra da autoria da Professora Bibliotecária (adaptação da música "Namoro", na versão de Fausto). Cada aluno tinha a versão escrita da letra e foram partilhadas opiniões sobre o ciclo da violência ("Lua de mel" - ato agressivo - pseudoarrependimento - "Lua de mel" e assim sucessivamente).

     Os alunos foram ainda informados acerca das entidades, instituições e linhas de apoio às vítimas de violência no namoro. 
       A sessão decorreu da melhor forma, com uma participação ativa e crítica por parte dos alunos e com a certeza de um maior esclarecimento quantos às questões inerentes a este tema.