sexta-feira, 22 de novembro de 2019

A nossa escola tem diversidade cultural!


De há uns tempos para cá, que recebemos "de braços abertos" alunos que vêm de outros países para, pelas mais diversas razões, se estabelecerem nesta praia azul à beira do Atlântico.

Quisemos conhecê-los melhor, saber o que os levou a escolherem o nosso país e quais as impressões deste local tranquilo onde vivemos.

Na primeira entrevista, Vítor Linck, de 13 anos, de momento, aluno da turma A, do oitavo ano falou um pouco connosco e encantou-nos com a sua simpatia.

E como, em português, andamos "feitos repórteres do mundo" a dignificar os media com diferentes tipos de texto jornalísticos, foi passar da teoria à prática e depressa percebemos que o que estudamos tem a sua aplicação na vida real.


À direita Vítor Linck com a colega que o entrevistou Diana Costa
Segue o vídeo da entrevista.




Cauã França em entrevista exclusiva!





Conhecemos Cauã França de origem brasileira este ano. Sempre com um sorriso e uma simpatia natural que nos transmite bem-estar…deixamo-nos envolver pelo seu modo típico de falar, com um sotaque muito vincado do Brasil. Tem 13 anos, é aluno da escola António Fernandes de Sá na turma C, do oitavo ano. No decorrer da entrevista iremos saber o que o fez vir para Portugal e como era a sua vida no Brasil.


- Cauã, qual foi o motivo que te fez a ti e à tua família vir para Portugal?
-A perigosidade na minha cidade era muito grande e a minha família quis-me proteger a mim e ao meu irmão.
-Estás cá em Portugal há quanto tempo?
-Vivo aqui há pouco mais de 8 meses.
-Já frequentaste outra escola em Portugal?
-Sim já, frequentei outra na zona do Porto.
-Como era a vida no Brasil?
-A vida no Brasil era boa, mas as ruas assustavam a minha família que, por isso, decidiu trazer-nos até Portugal que é um lugar mais seguro.
-Como disseste que o Brasil não era um país muito seguro, diz-me se já aconteceu algo de mau contigo e com a tua família
-A minha família já sofreu várias situações de perigo real, foram muitas vezes assaltados. E eu também fui assaltado uma vez.
-Qual foi a maior diferença que sentiste quando chegaste a Portugal?
-Bom eu senti muita diferença na segurança. No Brasil é muito perigoso andar nas ruas de noite, aqui já tenho mais liberdade, e minha mãe fica mais tranquila. E o clima do Brasil é mais quente, ainda mais da Paraíba, cidade de Nordeste de onde eu vim.
-O que tens a dizer da escola onde estás actualmente?
-Nesta escola fui muito bem recebido pelos professores e pelos alunos, e já fiz boas amizades, mesmo em tao pouco tempo.
-Muito obrigada pela tua participação e por teres aceitado seres entrevistado.
-Eu é que agradeço por se terem lembrado de mim.

Vitória Siqueira e Cauã Ribeiro, 8ºC