A Leitura ao Colo em Flor
É um privilégio a partilha, por parte da professora/escritora Licínia Ramos, do seu blogue de incentivo à leitura. De poemas a crónias, de narrativas a textos ao estilo diarístico, sabemos que vais gostar de explorar este universo de dádivas!
LER com Amigos!
- Definição:
A literacia da leitura inclui o uso, reflexão e compreensão de textos multimodais.
Integra também o domínio de diferentes formas de expressão: oral, escrita e
multimédia. O aluno lê e comunica, explorando conteúdos e situações para
responder aos seus gostos, interesses e necessidades.
Trabalhar a leitura e as
literacias a ela associadas, num contexto de mudança em que equipamentos,
tecnologias e ambientes de acesso e de trabalho são hoje uma realidade fluida,
requer capacidades cada vez mais complexas.
A biblioteca escolar proporciona
ambientes formativos e de acolhimento promotores da leitura, de uma cidadania
ativa e da aprendizagem ao longo da vida.
- Estratégias de operacionalização:
À leitura colocam-se hoje novos desafios que exigem a adequação constante de
práticas. Escola e biblioteca escolar são, assim, desafiadas a redefinir processos
e metodologias atendendo às exigências dos leitores e à complexificação
crescente de instrumentos e tecnologias.
As sugestões apresentadas não são exaustivas, constituindo exemplos
ilustrativos de um conjunto alargado de hipóteses de abordagem:
- Ler com amigos ainda é melhor! (2ºe 3º ciclos)
1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de
ficção e não-ficção, progressivamente mais complexas.
2. Escolhe livros e leituras progressivamente mais variadas,
em função dos seus gostos, interesses e necessidades.
3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes
formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …).
4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário e
estruturas discursivas progressivamente mais diversificados.
5. Relata experiências de leitura, identificando textos,
autores, personagens ou acontecimentos que o
influenciam.
6. Utiliza com progressiva autonomia as tecnologias e
ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar,
comunicar e responder aos seus interesses e
necessidades pessoais ou escolares.