LITERACIA DA LEITURA

A Leitura ao Colo em Flor

É um privilégio a partilha, por parte da professora/escritora Licínia Ramos, do seu blogue de incentivo à leitura. De poemas a crónias, de narrativas a textos ao estilo diarístico, sabemos que vais gostar de explorar este universo de dádivas!

LER com Amigos! 

Fonte:  Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar

 - Definição:

     A literacia da leitura inclui o uso, reflexão e compreensão de textos multimodais. Integra também o domínio de diferentes formas de expressão: oral, escrita e multimédia. O aluno lê e comunica, explorando conteúdos e situações para responder aos seus gostos, interesses e necessidades. 
     Trabalhar a leitura e as literacias a ela associadas, num contexto de mudança em que equipamentos, tecnologias e ambientes de acesso e de trabalho são hoje uma realidade fluida, requer capacidades cada vez mais complexas. 
      A biblioteca escolar proporciona ambientes formativos e de acolhimento promotores da leitura, de uma cidadania ativa e da aprendizagem ao longo da vida.

- Estratégias de operacionalização:
    
   À leitura colocam-se hoje novos desafios que exigem a adequação constante de práticas. Escola e biblioteca escolar são, assim, desafiadas a redefinir processos e metodologias atendendo às exigências dos leitores e à complexificação crescente de instrumentos e tecnologias.
  As sugestões apresentadas não são exaustivas, constituindo exemplos ilustrativos de um conjunto alargado de hipóteses de abordagem:

    - Ler com amigos ainda é melhor! (2ºe 3º ciclos)

    1. Lê, de forma livre ou orientada, obras integrais de ficção e não-ficção, progressivamente mais complexas. 
     2. Escolhe livros e leituras progressivamente mais variadas, em função dos seus gostos, interesses e necessidades. 
      3. Constrói sentidos a partir de leituras em diferentes formatos e linguagens (verbal, icónica, fílmica, …). 
     4. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário e estruturas discursivas progressivamente mais diversificados. 
    5. Relata experiências de leitura, identificando textos, autores, personagens ou acontecimentos que o influenciam. 
    6. Utiliza com progressiva autonomia as tecnologias e ferramentas digitais para ler, escrever, partilhar, comunicar e responder aos seus interesses e necessidades pessoais ou escolares.