ESCOLA A LER

PROJETOS DE LEITURA

- LEITURA ORIENTADA;

           - Atualização do Plano Nacional de Leitura;

           - Exploração pedagógica de obras do Concurso Nacional de Leitura;

           - Treino de Leitura Orientada para as Olimpíadas de Português 2023;

   

- PROJETO PESSOAL DE LEITURA

            - Como se organiza e desenvolve o projeto? Escolhe três obras (para ler ao longo do ano), indicando os teus objetivos pessoais; após a leitura de cada obra, apresenta a obra à tua turma. 

- TEMPO PARA LER E PENSAR

             - Em sala de aula, é lançado um tema e realizado, através de meios digitais, uma pesquisa para leitura de informação acerca do tema, reflexão sobre o mesmo, partilha de pontos de vista e registo de síntese de opiniões.

             - Atividade "Aqui Há Gato": a atividade "Aqui Há Gato!" consiste na declamação, por parte da Professora Bibliotecária (ou dos alunos), de contos tradicionais para a infância (Capuchinho Vermelho, Branca de Neve, Bela Adormecida,...) já conhecidos pelos discentes, mas com a alteração de alguns pormenores/expressões "intrusas" de modo a ser "corrigida" pelos alunos (referir, por exemplo, a "banana" envenenada no conto "Branca de Neve e os Sete Anões"), promovendo um grau de atenção e concentração na escuta da narrativa que promove não só uma melhor compreensão do conto (pois as correções dos alunos levam a uma explicação lógica, i.e., Branca de Neve é um conto com origem na Europa central e a banana é um fruto tropical), como também o desenvolvimento de competências de escuta ativa, atenção e concentração. Assumindo contornos lúdicos, configura uma atividade eficaz, sendo, não raro, dinamizada por alunos como recitadores de um conto por eles selecionado

- VOU LEVAR-TE COMIGO

              -Incentivo à requisição, na BE, de obras para leitura domiciliária.