terça-feira, 19 de novembro de 2019

Na nossa escola a brincar também se aprende


Temos novas entrevistas...procura-as!

No dia 24 de Outubro de 1973, numa vivenda localizada na Rua Raimundo de Carvalho, nasceu a Escola Preparatória Escultor António Fernandes de Sá. As instalações da Escola eram constituídas por 9 salas de aula e 2 salas de Trabalhos Manuais. Conviviam neste espaço 340 alunos, 22 professores, 2 funcionários administrativos e 3 funcionários do pessoal auxiliar.





No dia 24 Outubro comemorou-se, pois, mais um aniversário da nossa escola que nasceu há 46 anos.


 O dia do Agrupamento encheu salas e corredores com diversas atividades, tendo sempre por base o lema “Construir Juntos”.





Na verdade, foram vários os professores que se empenharam nas atividades com os seus alunos, de acordo com as várias disciplinas.
Assim em português os alunos do 8º A acolheram os alunos do 4ºano da escola Básica de Gervide e, em trabalho de pares, “desenharam poesia” que foi, segundo a professora, “ um bom momento de convívio e de cidadania e uma manhã de aprendizagem pela criatividade”. Esta poesia visual foi depois “desenhada” num painel no sector A.













Ainda no mesmo corredor, encontravam-se alunos do 8ºB, que, com a sua professora de português, abordavam a temática “A Escola para mim…” junto de vários alunos, professores e funcionários, registando os seus afetos num painel junto da biblioteca.

Outras turmas dos 5º e 6º anos viram filmes e ouviram contos da autoria da professora responsável pela biblioteca, numa “Hora do Conto” onde se abordaram temas como o valor da amizade, da lealdade, da sinceridade e onde também se ensinava a não julgar os outros pelas aparências.


Trocamos umas palavras com a professora Sílvia Pinto, responsável pela Biblioteca da escola...




Também no quinto ano, durante a aula de português, os alunos realizaram slogans publicitários para o Dia do Agrupamento e construíram notícias do mesmo dia, numa aplicação efetiva da aprendizagem que tem vindo a ser feita nesta disciplina.


Igualmente interessantes foram os jogos vivenciados em Cidadania, que exploraram os valores da cidadania, de reconhecimento e do respeito pelos outros, em várias turmas.

A música entrou pela mão dos pequeninos e encheu o espaço de sons muito peculiares.

Na sala dos professores, uma turma do sexto ano desenvolveu uma  atividade que, no caminho pela solidariedade e pela  alimentação saudável, procurou angariar fundos para ajudar crianças que não têm assistência médica e vacinas, nas três aldeias mais pobres da Guiné-Bissau e que, com o contributo de 2 euros por criança, poderão ser ajudadas. Os pais participaram e colaboraram e os alunos ajudaram imenso.


A professora Helena Sousa, professora de Português da turma, falou-nos um pouco sobre esta atividade do 6ºC.

Organizado pelo professor de educação visual foi, também, colocado um painel no corredor onde os alunos puderam desenhar e deixar mensagens e pensamentos simbolizando, segundo o professor o lema da escola “Construir Juntos”.










Em inglês puderam praticar a língua cantando em karaoke e desenvolvendo vários jogos de vocabulário nas salas de aula.

O laboratório de físico-química desenvolveu a atividade  “Laboratório aberto” despertando a curiosidade dos alunos ( pequenos e grandes) que puderam ver e realizar experiências. Numa partilha construtiva de aprendizagem, os alunos mais velhos ajudaram os mais novos, pois muitos alunos das escolas do primeiro ciclo e da pré vieram participar connosco neste dia de festa.
A professora Sara Santos deu-nos mais algumas informações...

Na disciplina de história pesquisou-se sobre a vida do Escultor António Fernandes de Sá, que deu o nome à nossa escola.

Lamentavelmente e apesar de estar previsto realizar atividades desportivas no pavilhão, “tal não aconteceu devido à impossibilidade de reunir os alunos em várias atividades ao mesmo tempo”, segundo nos disse o professor, apesar do interesse demonstrado pelos por um torneio de futebol ou de basketball.

De uma maneira geral, os alunos mostraram-se interessados nas atividades realizadas, os professores muito empenhados, os funcionários também colaboraram e para alguns foi mesmo um dia especial, porque comemoravam 25 anos de serviço.

Igualmente extraordinário foi o momento em que a Bandeira Verde recebida do Projeto Eco-Escolas foi içada e todos puderam ver o reconhecimento de uma escola amiga do ambiente.

Segundo o diretor da escola, Carlos Sousa “Estas atividades permitem uma outra maneira de estar a aprender, não é só a estar sentado numa sala durante 50 minutos que se aprende…”  acrescentando ainda que “A educação determina que os alunos também possam construir conhecimentos e aprendizagens”.

O dia da escola terminou com a cereja no topo do bolo, ou seja, o reconhecimento do trabalho de excelência dos alunos no seu percurso escolar – Quadro de Honra e de Mérito Individual.

Claro que não há comemoração sem bolo de aniversário e sem cantar os parabéns e assim foi. Num alegre e salutar convívio pais, professores e funcionários conversaram um bocadinho, provando que a Escola também pode ser e fazer parte da nossa família.

Em cada sala, por trás de cada porta, foi uma aula diferente…provavelmente algumas não ficaram aqui documentadas, mas nesse espaço exíguo de uma sala, cada mente foi mais longe em pensamentos, em criatividade, em saber, num caminho do aprender também ele “vestido de festa” com cores de alegria e vestimentas lúdicas.

“Construir juntos” é isso mesmo, a nossa educação, o nosso futuro!

Ana Beatriz, Diana Costa, Pedro Coelho e Vítor Linck - 8ºA