A IMPORTÂNCIA DE PROMOVER A CULTURA E A LÍNGUA PORTUGUESAS
Quer como "consumidor", quer como produtor de cultura, o ser humano só tem a ganhar se investir na cultura, idealmente em todas as suas manifestações artísticas: Literatura, Música, Dança, Teatro, Pintura, Escultura, Arquitetura, Cinema, Artesanato, ...
Sendo formas de expressão, são também testemunho e legado para gerações vindouras!
Também a língua é um património inestimável. A língua portuguesa (nem sempre bem tratada) é um tesouro dinâmico e insubstituível. O português é uma língua que se abre num leque de variantes, sem perder a sua essência e espinha dorsal. É um dos pilares da identidade de Portugal, preservando raízes deste povo. Valorizar a língua de Camões é também dar ênfase à riqueza da língua portuguesa, preservar traços linguísticos enraizados na própria História de Portugal e compreender a evolução da língua, garantindo a compreensão adequada de obras literárias clássicas e documentos históricos escritos em português lusitano.
Por fim, preservar o português europeu ajuda a evitar uma padronização excessiva da língua, mantendo características únicas.
Neste contexto, apresentamos os CONCURSO DE ESCRITA sobre a «Importância de promover a Cultura e a Língua Portuguesas»
Envia para o email silviapinto@escultorfsa.pt o teu texto, letra arial 11, espaçamento simples, máximo duas páginas até 31 de maio de 2025. Os três melhores textos serão premiados!