No passado dia 10 de maio, às 16h00, no Auditório da Escola JI/EB1 Manuel António Pina, teve lugar a apresentação do livro O Essencial da História de Vila Nova de Gaia, da autoria de João Silva.
A obra versa sobre aspetos históricos, demográficos, folclóricos, culturais, sociológicos e toponímicos relacionados com todas as freguesias de Vila Nova de Gaia (suprindo uma lacuna nesse âmbito) e contou com a apresentação do Dr. Carlos Sousa, Diretor do Agrupamento Escultor António Fernandes de Sá, bem como com a presença do representante da Editora Mosaico de Palavras e houve ainda tempo para momentos musicais dinamizados pelo cantor, músico e poeta José Silva.
«Terra milenar, pisada por muitos e variados povos ancestrais, desde o Paleolítico até aos séculos do Império Romano, Vila Nova de Gaia nasceu e cresceu olhando a outra margem, ou não fosse igual a ligação de ambas ao rio, tanto na prática do comércio como da pesca e de outras atividades fluviais, entre as quais o serviço de atravessamento do rio, o rio que tanto as separa como as irmana.
Atualmente constituído por 24 freguesias, o município de Vila Nova de Gaia é um dos mais populosos do país, ombreando com o Porto em dimensão humana e económica. Daí que seja importante conhecer esta terra, o seu passado mas também o seu presente, um presente partilhado em diferentes medidas pelas suas várias freguesias.»
Muitas informações e curiosidades foram desveladas acerca de factos curiosos que não são do conhecimento generalizado do grande público: por exemplo, a presença de D. Pedro I e Dª Inês de Castro em Vila Nova de Gaia (onde nasceu a filha, Dª Beatriz) e...bem, o melhor mesmo é ler e ficar a saber!
Houve também lugar à exposição de pintura de obras de Diamantino Silva, pintor, formador e ex-professor do nosso Agrupamento.
Foi um momento muito enriquecedor para todos os presentes, tendo ainda decorrido a sessão de autógrafos e dedicatórias, com uma acentuada adesão, dado o inquestionável valor da obra em apreço.
Fica aqui o convite para a leitura da obra, dado que foi adquirido um exemplar para a Biblioteca Escolar da escola-sede.