sábado, 31 de outubro de 2020

Contos de Fazer Tremer

 Mais um conto premiado (no âmbito do 2ºCiclo) em cm contexto da iniciativa "Contos de Fazer Tremer".

Eis o conto: Lê, "treme" e interioriza uma orientação de vida (que o texto partilha contigo):

O Fantasma Ganancioso

Jéssica era uma menina que acreditava na existência de fantasmas e ao aproximar-se o Dia das Bruxas ou Halloween, só queria sair à procura de guloseimas, na esperança de um fantasma assustador para apanhar um bom "susto". Escusado será dizer que ela adorava histórias de terror.

Na noite de 31 de outubro, mascarou-se de bruxa e com os seus amigos foi procurar doces e um pouco de aventura. Quando voltou para casa depois do jantar e já sem o disfarce, encontrou um bom local para guardar todos as guloseimas que tinha ganho, escondendo-as bem, pois não queria partilhá-las com ninguém. Pouco depois adormeceu. À meia-noite, um barulho acordou-a, e de imediato pôs a cabeça de fora dos lençóis. Que susto! Aos pés da cama estava nada mais nada menos do que um... fantasma!

Todo de branco, deslizava, flutuando. Jéssica observou-o atentamente e quase sem respirar. De repente, o fantasma desapareceu. De manhã contou à sua família o que tinha acontecido durante a noite. A sua mãe tentava em vão convencê-la que tudo não passara de um sonho mas Jéssica insistiu que os pais a acompanhassem até ao quarto. Aí, Jéssica indicou o local do aparecimento do fantasma e... surpresa!

O esconderijo das guloseimas tinha sido assaltado! Não havia sinal dos caramelos, dos chocolates, das gomas ,nem dos chupas, conseguidas com tanto esforço no dia anterior. Teria sido o fantasma? Os fantasmas comem doces? Hoje, 23 anos depois, Jéssica ainda não tem respostas e os cientistas também não sabem em que consiste a dieta de um fantasma. O que Jéssica sabe é que se tivesse partilhado os seus doces naquele dia com os pais e irmãs não teria ficado sem eles. Por isso, neste Halloween, partilha os teus doces com quem puderes. Não esperes que seja um fantasma a comê-los!

Beatriz Alves, 6ºB