segunda-feira, 29 de abril de 2024

Semanas da Leitura!!

 

     No âmbito das Semanas da Leitura, que se assumem como tempo de especial predileção pelas literacias da leitura, dos media, digital e informacional, assumindo ainda contornos de semanas culturais, com a participação de todos, na escola-sede do AEAFS, realizaram-se as seguintes atividades, por iniciativa da Biblioteca Escolar, num esforço concertado com outros agentes promotores da aprendizagem:

- Transversalidade da leitura: leitura, nas mais diversas disciplinas, de textos alocados no Blogue, bem como em dossiê físico na Biblioteca Escolar, sobre Liberdade (em contexto dos 50 anos da revolução de Abril); cada docente pode ainda selecionar textos da sua preferência para leitura expressiva em sala de aula, no enquadramento da temática proposta; os textos escolhidos foram ainda alvo de leitura na iniciativa DIZER POESIA;



- Escrita Criativa/Argumentativa em Sala de Aula: aulas dedicadas ao incentivo à participação, em contexto letivo, nos diversos concursos (escolares e extraescolares) divulgados no blogue da Escultor; no concurso “O que é, para ti, a Felicidade?” o texto vencedor foi da autoria da aluna Maria Fernanda Fernandes, do 9ºA; no concurso sobre “Ética e Liberdade”, o texto eleito foi o da Luana Silva, do 8ºC;



- No âmbito de “Leitura de Imagens”, foi realizada (e está ainda patente  a quem quiser apreciar) uma exposição dos trabalhos elaborados no âmbito da iniciativa “Caminhos Cruzados” (da Comboios de Portugal), na Biblioteca Escolar; esses trabalhos, foram encaminhados para a participação do Concurso, após digitalização;




- Ainda no contexto de comemoração dos 50 anos do25 de Abril, os alunos do 8ºC entoaram canções de intervenção: “Que Força é Essa?”, de Sérgio Godinho e “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso;

-  Teve lugar também, na dimensão cultural da Semana da Leitura, a realização de um Torneio de Xadrez, com a duração de duas horas, partidas não temporizadas (monitorizado pelo ex-aluno Pedro Vieira), na Biblioteca Escolar. Esta iniciativa acolheu um número significativo de participantes (que solicitaram a continuidade da mesma, num contexto de “Clube de Xadrez). O aluno Leandro Silva do 9ºA, consagrou-se vencedor do Torneio;



- Outra atividade muito bem sucedida e frutuosa prende-se com a vinda de uma Professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com um grupo de seis alunos universitários que se encontram a desenvolver um projeto sobre “A Adição às Redes Sociais”; integrava este grupo a ex-aluna Andreia Mourão e os destinatários foram os alunos do 8ºC (o grupo convidado e dinamizador deste projeto de sensibilização sobre o tempo despendido nas redes sociais e os malefícios das mesmas disponibilizou-se para replicar a iniciativa noutros turmas, caso haja interesse);


- A narrativa “A Princesa Insensível” foi alvo de uma leitura expressiva para alunos do 5ºano de escolaridade, à qual se seguiu uma reflexão sobre a mensagem que o texto pretende transmitir;


- Teve lugar a terceira vinda do Diseur e Professor Jubilado da UP Armando Pereira para dinamizar a atividade: DIZER POESIA, desta vez para todas as turmas de 7ºano, no Auditório, tendo a iniciativa incluído o canto, a declamação e a leitura de poemas por parte de alunos e professores; o tema orientador da sessão era a Liberdade;

- Realizaram-se todos os Encontros Interturmas planificados, atividade realizada em articulação com o Departamento de Línguas, com um equilíbrio inequívoco entre as turmas, que revelaram um conhecimento profundo das obras estudadas: no 5ºano, as turmas com mais respostas certas foram o 5ºB e o 5ºC (que vão ainda a uma finalíssima); no 6ºano, foi o 6ºB; no 7ºano de escolaridade, foi o 7ºC; no 8ºano, as turmas do 8ºA e 8ºC terminaram o desafio empatadas e o 8ºD foi a turma com mais respostas certas no seu encontro com o 8ºB e o 8ºC (assim sendo, 8ºA, 8ºC e 8ºD vão ainda a uma finalíssima); no 9ºano, o 9ºB respondeu mais vezes de forma acertada;



- Ocorreu também a iniciativa “O Meu Livro é Melhor que o Teu”, fruto da colaboração entre a BE e o SPO, que consistia na junção de uma fotografia e de uma frase de incentivo à leitura de uma obra selecionada (e lida) pelos alunos intervenientes; as fotografias selecionadas estão ainda no corredor de acesso à BE;


- Ainda em contexto da Semana da Leitura, tiveram lugar, na Biblioteca Escolar, os Concurso de Leitura de Inglês e de Francês, bem como o Speeling Be, que contou com a coadjuvação da (agora reformada, mas que se disponibilizou para colaborar) professora Irene Baptista;






- Decorreu ainda a entoação de canções sobre Saúde e Higiene Oral, por parte dos alunos de 5ºB e a dinamização de Escuta Ativa do RAP “Liberdade de Expressão” com a turma do 5ªA;


- Durante as duas semanas de um maior destaque atribuído à literacia da leitura, a iniciativa “10 Minutos a Ler” foi dinamizada de forma contínua e sistemática.



- Houve também interação com a Escola JI/EB1 de Gervide, com a vinda do 3AG para assistir à atividade “Textos e Canções de Abril” (leitura de textos da autoria de alunos do 8ºC, entoação do tema “Que Força é Essa?” e role-playing tendo por base a canção “Arranja-me um Emprego” (ambas de Sérgio Godinho);


- A Coordenadora de Bibliotecas Escolares, Sílvia Pinto, foi também à Escola JI/EB1 de Gervide, a convite do Coordenador Luís Mouta, dinamizar, para todas as turmas de 1º Ciclo, a Hora do Conto com a narrativa “A Princesa insensível” (que requer a participação dos alunos e com o apoio de imagens em Genially ) e, no dia 24 de Abril, a leitura expressiva do conto O Tesouro, de Manuel António Pina e a entoação do tema (com todos os alunos) “Vampiros”, de Zeca Afonso.



   Face ao exposto, o balanço global é muito positivo.