No âmbito das Semanas da Leitura, que se assumem como tempo de especial predileção pelas literacias da leitura, dos media, digital e informacional, assumindo ainda contornos de semanas culturais, com a participação de todos, na
escola-sede do AEAFS, realizaram-se as seguintes atividades, por iniciativa da
Biblioteca Escolar, num esforço concertado com outros agentes promotores da aprendizagem:
- Transversalidade da leitura:
leitura, nas mais diversas disciplinas, de textos alocados no Blogue, bem como
em dossiê físico na Biblioteca Escolar, sobre Liberdade (em contexto dos 50
anos da revolução de Abril); cada docente pode ainda selecionar textos da sua
preferência para leitura expressiva em sala de aula, no enquadramento da
temática proposta; os textos escolhidos foram ainda alvo de leitura na
iniciativa DIZER POESIA;
- Escrita Criativa/Argumentativa
em Sala de Aula: aulas dedicadas ao incentivo à participação, em contexto
letivo, nos diversos concursos (escolares e extraescolares) divulgados no
blogue da Escultor; no concurso “O que é, para ti, a Felicidade?” o texto
vencedor foi da autoria da aluna Maria Fernanda Fernandes, do 9ºA; no concurso
sobre “Ética e Liberdade”, o texto eleito foi o da Luana Silva, do 8ºC;
- No âmbito de “Leitura de
Imagens”, foi realizada (e está ainda patente
a quem quiser apreciar) uma exposição dos trabalhos elaborados no âmbito
da iniciativa “Caminhos Cruzados” (da Comboios de Portugal), na Biblioteca
Escolar; esses trabalhos, foram encaminhados para a participação do Concurso,
após digitalização;
- Ainda no contexto de
comemoração dos 50 anos do25 de Abril, os alunos do 8ºC entoaram canções de
intervenção: “Que Força é Essa?”, de Sérgio Godinho e “Grândola Vila Morena”,
de Zeca Afonso;
-
Teve lugar também, na dimensão cultural da Semana da Leitura, a
realização de um Torneio de Xadrez, com a duração de duas horas, partidas não
temporizadas (monitorizado pelo ex-aluno Pedro Vieira), na Biblioteca Escolar.
Esta iniciativa acolheu um número significativo de participantes (que
solicitaram a continuidade da mesma, num contexto de “Clube de Xadrez). O aluno
Leandro Silva do 9ºA, consagrou-se vencedor do Torneio;
- Outra atividade muito bem
sucedida e frutuosa prende-se com a vinda de uma Professora da Faculdade de
Letras da Universidade do Porto, com um grupo de seis alunos universitários que
se encontram a desenvolver um projeto sobre “A Adição às Redes Sociais”;
integrava este grupo a ex-aluna Andreia Mourão e os destinatários foram os
alunos do 8ºC (o grupo convidado e dinamizador deste projeto de sensibilização
sobre o tempo despendido nas redes sociais e os malefícios das mesmas
disponibilizou-se para replicar a iniciativa noutros turmas, caso haja
interesse);
- A narrativa “A Princesa
Insensível” foi alvo de uma leitura expressiva para alunos do 5ºano de
escolaridade, à qual se seguiu uma reflexão sobre a mensagem que o texto
pretende transmitir;
- Teve lugar a terceira vinda do
Diseur e Professor Jubilado da UP Armando Pereira para dinamizar a atividade:
DIZER POESIA, desta vez para todas as turmas de 7ºano, no Auditório, tendo a
iniciativa incluído o canto, a declamação e a leitura de poemas por parte de
alunos e professores; o tema orientador da sessão era a Liberdade;
- Realizaram-se todos os
Encontros Interturmas planificados, atividade realizada em articulação com o
Departamento de Línguas, com um equilíbrio inequívoco entre as turmas, que
revelaram um conhecimento profundo das obras estudadas: no 5ºano, as turmas com
mais respostas certas foram o 5ºB e o 5ºC (que vão ainda a uma finalíssima); no
6ºano, foi o 6ºB; no 7ºano de escolaridade, foi o 7ºC; no 8ºano, as turmas do
8ºA e 8ºC terminaram o desafio empatadas e o 8ºD foi a turma com mais respostas
certas no seu encontro com o 8ºB e o 8ºC (assim sendo, 8ºA, 8ºC e 8ºD vão ainda
a uma finalíssima); no 9ºano, o 9ºB respondeu mais vezes de forma acertada;
- Ocorreu também a iniciativa “O
Meu Livro é Melhor que o Teu”, fruto da colaboração entre a BE e o SPO, que
consistia na junção de uma fotografia e de uma frase de incentivo à leitura de
uma obra selecionada (e lida) pelos alunos intervenientes; as fotografias
selecionadas estão ainda no corredor de acesso à BE;
- Ainda em contexto da Semana da
Leitura, tiveram lugar, na Biblioteca Escolar, os Concurso de Leitura de Inglês
e de Francês, bem como o Speeling Be, que contou com a coadjuvação da (agora
reformada, mas que se disponibilizou para colaborar) professora Irene Baptista;
- Decorreu ainda a entoação de
canções sobre Saúde e Higiene Oral, por parte dos alunos de 5ºB e a dinamização
de Escuta Ativa do RAP “Liberdade de Expressão” com a turma do 5ªA;
- Durante as duas semanas de um
maior destaque atribuído à literacia da leitura, a iniciativa “10 Minutos a
Ler” foi dinamizada de forma contínua e sistemática.
- Houve também interação com a
Escola JI/EB1 de Gervide, com a vinda do 3AG para assistir à atividade “Textos
e Canções de Abril” (leitura de textos da autoria de alunos do 8ºC, entoação do
tema “Que Força é Essa?” e role-playing tendo por base a canção “Arranja-me um Emprego”
(ambas de Sérgio Godinho);
- A Coordenadora de Bibliotecas
Escolares, Sílvia Pinto, foi também à Escola JI/EB1 de Gervide, a convite do Coordenador
Luís Mouta, dinamizar, para todas as turmas de 1º Ciclo, a Hora do Conto com a
narrativa “A Princesa insensível” (que requer a participação dos alunos e com o
apoio de imagens em Genially ) e, no dia 24 de Abril, a leitura expressiva do
conto O Tesouro, de Manuel António Pina e a entoação do tema (com todos os
alunos) “Vampiros”, de Zeca Afonso.
Face ao exposto, o balanço global é muito
positivo.