segunda-feira, 18 de setembro de 2023

10 MINUTOS A LER - ESCLARECIMENTO

 

10 MINUTOS A LER

 


 A ciência e a observação empírica têm mostrado amplamente o quanto o contacto com o livro e a prática regular da leitura são indispensáveis ao desenvolvimento do gosto de ler, à consolidação dos hábitos leitores e ao aumento das competências de literacia. Quem lê lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida. É por isso que ler todos os dias é tão importante.


OBJETIVOS

O projeto 10 Minutos a Ler foi desenhado pelo PNL2027 com o objetivo de contribuir para a promoção do gosto de ler, indispensável ao desenvolvimento de hábitos de leitura e à formação de leitores mais competentes.

 


 

DESENVOLVIMENTO

O desafio é dirigido às escolas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da rede pública, para que instituam no seu quotidiano a atividade diária da leitura por prazer. Esta pode ter lugar a qualquer hora e em qualquer espaço e contexto escolar, formal ou não formal: na sala de aula, na biblioteca, nos laboratórios, no ginásio, …

 


 

Não interessa onde se lê, mas que a todos seja dada a oportunidade de o fazer todos os dias. A leitura em voz alta pode ser dinamizada pelo docente, mas o objetivo primordial será a realização de momentos de leitura em voz alta pelos alunos, num contexto de adesão facultativa.

Durante a continuidade da leitura da obra, esta ficará à responsabilidade do(a) delegado(a) de turma. Após o término da leitura na íntegra da obra esta deverá ser devolvida à Biblioteca Escolar para ser substituída por outra obra, por sugestão da equipa da BE, de um docente ou dos próprios alunos.

 

Os livros a incluir na lista SUGERIDA devem:

● pertencer ao catálogo de livros recomendados pelo PNL2027;

● ser variados, contemplando-se o maior número possível de títulos diferentes, de modo a alargar as possibilidades de escolha;

● pertencer a vários géneros;

● adequar-se à leitura livre e autónoma, exercida em diferentes contextos;

● ser apropriados às faixas etárias dos alunos a quem se destina o projeto;

● responder aos interesses e gostos dos jovens