domingo, 23 de janeiro de 2022

II Encontro ALer+

      No passado dia 21 de janeiro, na Escola C+S da Quintas das Flores, em Coimbra, teve lugar o II Encontro ALer+, promovido pelo MEC, pela Rede de Bibliotecas Escolares e pelo Plano Nacional de Leitura. A finalidade essencial desta iniciativa prende-se com a promoção do livro (em qualquer suporte) e da leitura, bem como das bibliotecas escolares como pilares fundamentais para incrementar as aprendizagens, de forma transversal.

        Queremos felicitar os responsáveis pela iniciativa, já que esta se traduziu num dia muito frutuoso e pleno de novas e interessantes ideias para promover hábitos de leitura. 
     Foram lidos excertos de obras sobre diversos temas, privilegiando as temáticas da inclusão, da solidariedade, do respeito pela diferença e do acolhimento a migrantes e refugiados.


     Foi ainda divulgado um vídeo com entrevistas a alunos de distintas faixas etárias que permitiu a difusão das opiniões diversas acerca das temáticas preferidas, das mais-valias da leitura (em qualquer idade e em qualquer contexto), das formas de incentivo para o ato de ler, dos livros mais marcantes e da sua conexão com as nossas vivências, do contributo do leitor para a mensagem dos livros, da relevância da leitura de textos literários e também não literários, enfim... refletiu-se sobre um imenso manancial de vantagens que a leitura propicia e do qual... quem não lê não desfruta. 


    Também a relevância das bibliotecas, em geral, e das bibliotecas escolares, em particular, foi destacada, salientado-se, no atual contexto, a importância das bibliotecas digitais, como meios seguros, gratuitos e motivadores para o acesso ao livro ou outros recursos de leitura.


    Fica aqui a nossa gratidão aos responsáveis pela iniciativa, aberta a todos os Agrupamentos Escolares que quisessem marcar presença, e que foi uma experiência muito positiva e, nas palavras de Alexandre O'Neill, "um tempo útil, um tempo fértil". Também o nosso "Muito obrigada à professora bibliotecária Natércia Vilariça por todas as suas diligências e à Direção do nosso Agrupamento pelo apoio prestado.

VIVA A LEITURA!!!