quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Dia Nacional do Mar e Exposição de Monstros Marinhos

 

Dia Nacional do Mar

16 de novembro de 2020

 


       No dia 16 de novembro celebra-se o Dia Nacional do Mar. Esta celebração teve origem na "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar", que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994. Portugal ratificou o documento em 1997 assumindo responsabilidades numa das áreas marítimas mais extensas da Europa, e a maior da União Europeia, com uma dimensão 18 vezes superior ao território nacional. Em 1998, o dia 16 de novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de julho, como o Dia Nacional do Mar.

    Portugal é um país fortemente ligado ao mar, setor vital para a economia e para o desenvolvimento nacional, ficando marcado para a posterioridade como o país dos Descobrimentos marítimos. Neste dia relembra-se essa importância, ao mesmo tempo que se alerta para o flagelo da poluição marinha.

Divulgamos aqui duas iniciativas relacionadas com o mar:

Fábrica Ciência Viva de Aveiro:                  (https://www.ua.pt/pt/fabrica/dia-do-mar)

     “No próximo fim de semana, 14 e 15 de novembro, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro assinala o Dia Nacional do Mar com um programa de atividades temáticas destinadas a famílias. "Fazer experiências com algas e sal para comprovar que tantas vezes o mar nos faz companhia à mesa, e descobrir a Vida existente numa pequena gota de água do oceano são as propostas". As atividades decorrem às 10h00 e repetem às 11h30, e são gratuitas.

     "Considerando que 97% de Portugal é Mar e que o nosso país tem responsabilidades sobre uma das áreas marítimas mais extensas da Europa, é indiscutível que o mar assume desde sempre uma importância estratégica para Portugal".

      Para celebrar a data, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro preparou um programa de atividades temáticas a acontecerem no fim de semana de 14 e 15 de novembro. "As famílias são convidadas a vestir o avental na 'Cozinha é um laboratório' para fazer experiências divertidas e saborosas com algas e com sal, e ainda a surpreenderem-se no Laboratório com a Vida numa gota de água do oceano. As mesmas atividades voltam a acontecer às 11h30 e têm duração de 60 minutos cada".

      A participação nas atividades é gratuita e requer inscrição prévia através do telefone 234 427 053.


Reitoria da Universidade do Porto:                          (https://sigarra.up.pt/reitoria/pt/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=15463)

Monstros Marinhos | Exposição



23 SET a 31 DEZ' 20

REITORIA DA U.PORTO (PÓRTICO DE ENTRADA E PÁTIO NORTE)
ENTRADA LIVRE
Horário: segunda-feira a sábado das 10h00 às 18h00

     A  exposição Monstros Marinhos, com curadoria de José Teixeira, é organizada no âmbito das comemorações dos 20 anos do CIIMAR e da campanha Ocean Action, e é composta por numerosas esculturas construídas pelo artista Ricardo Nicolau de Almeida com plásticos apanhados nas praias do grande Porto.


     A exposição recorre a estes materiais para recriar um fundo do mar composto por grandes criaturas imaginárias, coloridos monstros marinhos que invadem o nosso Oceano, construir um conjunto de figuras e máscaras humanas que compõe a “sala dos idiotas”, e compilar um sem número de pequenas instalações e peças de cariz quase museológico, que utilizam a história individual e a natureza de colecionismo de cada uma das peças de plástico, jogos de cor e de forma, a repetição e quantidade esmagadora de diferentes objetos de uso diário, para alertar para um problema de dimensões alarmantes.
      

      A exposição retrata um admirável novo normal, em que o plástico passou a fazer parte integrante dos ecossistemas aquáticos. O exercício de recolha e análise, transforma-se num processo criativo de autoconhecimento e autocrítica. Estes monstros marinhos pretendem atuar ao nível das sensações e emoções dos visitantes, e incentivar assim a reflexão crítica sobre o nosso contributo para problema do lixo marinho e a necessidade da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis.”

Vamos testar os teus conhecimentos sobre o Mar?

Joga o kahoot https://kahoot.it/challenge/0676420?challenge-id=347da071-0b98-4b1e-9d60-683e0c42a56d_1605169662157 e vê que resultado obténs!!

ATENÇÃO: Este kahoot vai estar disponível até às 19h00 do dia 20 de novembro. Não te esqueças de escrever a tua identificação correta ao jogar, para no fim podermos divulgar os vencedores!