sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

S.VALENTIM

É fácil trocar palavras,

Difícil é interpretar silêncios!

É fácil caminhar lado a lado,

Difícil é saber como se encontrar!

É fácil beijar o rosto,

Difícil é chegar ao coração!

Fernando Pessoa

S. Valentim - Dia dos Afetos: DESAFIO

 Já é S.Valentim na Biblioteca Escolar


     O SPO e a Biblioteca Escolar uniram esforços para uma sensibilização acerca da tradição minhota dos lenços dos namorados. 


Foi partilhado com os alunos o vídeo: 
um Podcast sobre "Lenços dos Namorados do Minho"; seguidamente, os alunos do 9ºC conceberam frases e ilustraram lenços dos namorados, cuja grafia reflete a sonoridade direta das palavras...fica aqui UM DESAFIO: deteta todos os erros de escrita contidos nos trabalhos que constam do expositor. Quem não deixar escapar nem um, ganha um prémio!


    Os docentes de Inglês também (como vem sendo hábito) não deixaram escapar este dia tão especial e incentivaram os alunos a conceber e realizar trabalhos alusivos ao S.Valentim, que estão expostos no átrio interior. Ficam aqui alguns registos:

























quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

VOZ AOS ALUNOS - A AMIZADE

 💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞

A amizade é algo na vida que o dinheiro não paga, por isso tem um valor incomensurável. Deve estar a perguntar-se, caro leitor, que benefícios apresenta a amizade e por que razão ela é tão pretendida pelos seres humanos.

O valor da amizade traduz-se na sinceridade, ou seja, no facto de dizermos sempre a verdade aos nossos amigos, na generosidade, que corresponde em dar... sem estar à espera de receber algo em troca (sendo a recompensa o prazer de ajudar), na confidencialidade, ou seja, na consciência de que podemos confiar nos nossos amigos e na disponibilidade deles perante as nossas necessidades. 

Além destes valores, a amizade é constante no tempo, é «antissolitária», é um porto de abrigo e é uma balança que equilibra o que há de menos positivo na vida.

Ter um amigo é uma das melhores dádivas que podemos ter, já que ele vai ser um copiloto no avião da difícil viagem que é a vida, pois chama-nos a atenção para os nossos erros, mas não nos «martiriza» por causa deles, pois sabe o verdadeiro significado da palavra «Perdão», demonstra a Amizade em atos e não só em palavras e procura descobrir as causas subjacentes dos nossos silêncios e das nossas lágrimas, um copiloto que, ao contrário dos inimigos, não nos julga, orienta-nos.

  Não vamos escrever a palavra «Concluindo», pois uma amizade nunca tem fim e um amigo é sempre um aliado na guerra contra os ventos adversos e contra os baixos da vida, e como todos concordarão, quantos mais, melhor. A todos os  Amigos, Obrigado!!!

9ºC


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

VOZ AOS ALUNOS - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL



    
 Inteligência artificial...Estas duas palavras têm estado por todo o lado nestes últimos anos, quer seja nas redes sociais, na televisão ou até nos jornais, a inteligência artificial tornou-se num tópico muito controverso e discutido. 

     Os chat bots, como o Chat GPT, tornaram-se em partes significativas da nossa vida, nós fazemos-lhe perguntas, pedimos a sua ajuda com tarefas e alguns até conversam com estes robôs. Para além disso, alguns modelos do chat GPT foram programados para controlar máquinas, máquinas que trabalham o dobro de um ser humano saudável e que não precisam de comida, bebida ou de serem pagas um salário, o que leva os donos de empresas a substituir humanos com máquinas, procurando cortar custos e duplicar a produtividade.

  Temos também os usos mais nefastos, como criminosos a usarem imagens e vídeos gerados por inteligência artificial para roubar identidades ou fingir ser alguém que não são. Claro que no meio de tudo disto teria que entrar a guerra, já que há pouco mais que um mês, a Open AI, uma das maiores empresas de inteligência artificial do mundo e fundadora do chat GPT vendeu, em troca de vários milhões de dólares, um programa ao governo americano que permite a criação de drones controlados por uma inteligência artificial, um robô criado para matar humanos, algo que seria inimaginável á apenas uns anos, um robô sem qualquer código moral ou ético capaz de matar pessoas.

     Graças a tudo isto, o medo da sociedade em relação á inteligência artificial tem refletido um crescendo significativo: as pessoas têm medo de perder os seus empregos, de serem substituídas por máquinas nas mais variadas indústrias, desde os call centers até às fábricas, hospitais e mesmo algumas escolas ou estabelecimentos de explicações e apoio ao estudo. 

João Macedo, 9ºE 

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Pedro e Inês: Desafio de Escrita Criativa

DESAFIO COM BASE NOS VÍDEOS AQUI ALOCADOS, ESCREVE, EM PORTUGUÊS ATUAL E EM PROSA, UMA NARRATIVA SOBRE D.PEDRO E D.INÈS, TENDO POR BASE A VISÃO CAMONIANA DESSE EPISÓDIO HISTÓRICO. BASTA ESCOLHERES UM DOS VÍDEOS.

OS 3 MELHORES TRABALHOS SERÃO PREMIADOS! 

 


sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Cronicando...Voz aos Alunos

 

     Que opinião têm os outros sobre mim? Esta é a questão que, não raras vezes, colocamos a nós mesmos… Na verdade, a pergunta essencial é: eu permito-me ser quem sou? Eu preocupo-me com o que EU penso sobre mim?

    A sociedade é insaciável a estabelecer caixinhas onde temos de nos formatar. É uma rotulagem que nunca mais acaba. E nós silenciamos a nossa voz, optando pelo silêncio, para não entrar em conflitos nestes tempos de censuras não declaradas. Não sabemos, provavelmente, que, com essa automordaça, “compramos” uma guerra dentro de nós. E estamos em paz com todos, mas de mal connosco.
     Que ousadia é a dos outros para me dizerem que eu tenho de ser assim ou assado? Que desfaçatez a de tirar conclusões precipitadas sobre quem sou se nem eu mesma sei. Há tantos “eus” dentro de mim! E nenhum existe para agradar. Não se sustenta a personagem do agrado a gregos e troianos por muito tempo. É cansativo, pesado, é todo um trabalho de representação teatral e dramática não remunerado. Não estou para isso. Fingir sempre também cansa! Então, se alguém me quer criticar destrutivamente, pode pôr a sua opinião não pedida num cálice e entregar-mo, mas recusar-me-ei a beber esse veneno. Afastem de mim esse cálice. Devolvo à procedência. Talvez o veneno não seja peçonhento para quem o gera. Ou talvez seja…

Beatriz Cruz, 9ºE

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

O Teatro vem à Escola: Auto da Barca do Inferno

 


       No passado dia 13, não houve azar...muito pelo contrário: tivemos a sorte de ter uma companhia de teatro, com um elenco fantástico e claramente constituído por pessoas com formação teatral, a representar para nós O Auto da Barca do Inferno, aqui mesmo, no Auditório Escolar da Escultor António Fernandes de sá.
      Da escolha da indumentária, aos elementos cénicos e adereços, tudo se moldou para um resultado teatral muito apelativo, harmonizando-se representação, música, artes visuais e performativas da melhor maneira.
                                         O Frade
    Consideramos excecional a capacidade de apenas cinco atores proporcionarem uma representação de uma peça com tantos personagens, tendo ainda recrutado uma figurante do público (involuntária, mas bem sucedida)...aliás, a interação com o público foi uma constante!
  
                                              Os Quatro Cavaleiros (Cruzados)


       Este Auto caracteriza-se pela forte componente humorística e o elenco conseguiu arrancar umas boas gargalhadas do público, mantendo-se fiel ao recursos a cómico de situação (por exemplo, o "local" onde o Judeu vai buscar as moedas para tentar subornar o Diabo), o cómico de linguagem (destacamos a cena do Sapateiro, com a sua linguagem repleta de calão) e o cómico de caráter (veja-se o cena do Parvo)... Houve mesmo cenas que, não parecendo muito cómicas à partida (como a do Enforcado), foram coloridas com humor, pois uma atriz falava, mas era um outro ator a gesticular.

         Foi também digna de nota a originalidade de, no cenário (sendo uma peça de Ato Único) haver apenas uma Barca (que funcionava, concomitantemente, como Barca do Inferno e da Glória), operando-se apenas a alteração de uma colcha (e tons de branco e azul para simbolizar a barca do Céu/paraíso) e uma manta de retalhos em cores vivas (vermelho, laranja, magenta escuro....para simbolizar a Infernal embarcação).

      Assim, o "ridendo castigat mores" ficou bem assinalado, pois, a rir, castigaram-se os maus costumes/comportamentos (os de outrora que, infelizmente, vigoram ainda)...e o humor é uma incrível ferramenta de crítica. 

        Após a atuação, ainda houve tempo para troca de impressões com os atores, satisfação de curiosidades, elucidações sobre o processo cénico e técnicas de memorização, respostas à nossa sede de como se geram estas fontes do nosso encantamento.

         Aqui queremos deixar também o nosso agradecimento ao Departamento de Línguas e, em particular, à professora Isabel Maia, por todo o trabalho desenvolvido ( m outro tipo de "trabalho de bastidores" que, não tendo a visibilidade da representação, sem o mesmo, esta não aconteceria perante os nosso olhos)
                                                                                                             Turma do 9ºC


sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Citação para Reflexão

     "As escolas que decidiram afastar os telemóveis para terem lá dentro crianças e adolescentes livres são pequenas bolhas de Humanidade que devemos preservar com todo o Amor.

         Estão a tentar o que (não) lhes compete: que os filhos de outros pais ainda consigam ir a tempo de olhar para o que os rodeia, aqui e agora; e que se espantem com o tanto que têm a ganhar."

                                                                                 Bruno Nogueira, Dores Crónicas

     

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

ACOLHIMENTO A ALUNOS MIGRANTES - DESAFIO

    Na sociedade, felizmente multicultural, em que vivemos, é muito enriquecedor entrar em contacto com outras culturas, línguas, tradições e costumes...

    Por certo, conheces alguém de outras proveniências que não a tua. A Biblioteca Escolar lança o desafio de pedires, com a devida autorização documentada (tal como aqui foi feito), com a assinatura da autorização de uso e difusão de imagem, a gravação de um vídeo de boas-vindas à Biblioteca Escolar, em Português e numa outra língua (a nativa do respetivo falante). O objetivo é conseguir o maior número de línguas possível num vídeo de acolhimento, inclusão e informação acerca do que a Biblioteca tem para proporcionar.

    Na Biblioteca Escolar, somos todos uma grande família!


terça-feira, 10 de dezembro de 2024

CHOCOLATE E FEIJÕES

Chocolate e feijões?! 

Sim...e com pessoas de pernas para o ar pelo meio! Como é isso possível?

Damos-te uma pista (ao teu dispor, na Biblioteca Escolar): 












Sugestão de Leitura...(sem imposições ou obrigações)

      Não és obrigado a ler. Não és. Tenta, se quiseres...e, se te sentes perdido na infinitude de livros, deixo aqui uma sugestão. Ah, e um excerto de alguém que pensa como eu. E, provavelmente, como tu... Vê se te identificas. Há Dores Crónicas que a leitura cura. Isto nem são 10 Minutos a Ler. É a semente de  meia dúzia de minutos que talvez floresçam num livro inteiro... 



     «Quem ainda não descobriu a alegria de ler é porque ainda não sabe a alegria que o espera. Ler é um prazer que se vai conseguindo aos poucos, não aparece de um dia para o outro. Quando somos novos é tudo insuportável, são tantas letras juntas, tantas frases, tantas páginas, que a ideia de começar um livro é um tormento. Não se quer começar, porque se sabe que vai demorar até acabar. Quer-se rápido e fácil, e que não agite muito o que vai cá dentro. 
        Na escola obrigam-nos a ler o que ainda não queremos nem sabemos; autores que precisam de tempo para serem lidos com o amor e a atenção que eles merecem. É assim que muitas vezes se afasta um leitor de um escritor: obrigando-o a ler o que só deve ser lido por vontade própria. Obrigar uma criança a ler é instigá-la a ganhar aversão à leitura. Ler tem de ser um impulso que nos toma de assalto, como dar um mergulho no mar. Se nos atiram de repente para dentro de água, só queremos sair e ir a correr para a toalha. Houve uma altura em que insistia com as minhas filhas para lerem, porque não aguentava que elas não descobrissem o que me fazia tão feliz. De tanto querer que lessem, elas lá se rendiam e e liam por mim. Mas transformar o meu prazer na obrigação de outros resolve o meu problema, mas cria um neles. 

            Hoje em dia ofereço-lhes livros, e depois espero que um dia olhem para eles com a curiosidade delas...»

Bruno Nogueira

        Os livros da Biblioteca Escolar também estão à espera da tua curiosidade...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

ARMÁRIO DOS AUTORES...desafio de leitura


      Fazer uma biografia de um escritor/uma escritora não é difícil. Está lá na net, certo, e depois...quem nunca fez Copy-Paste que atire a primeira pedra.💁

      No entanto, será que se assimila a informação desejada?


    Para garantir que dados tão importantes como a data de nascimento, o local, as obras escritas e os prémios conquistados (entre outras informações) ficariam mesma registados (e a memória lá os irá alojar numa das suas "caixinhas"), a Professora Elvira Sousa sugeriu aos alunos do 6ºA e do 6ºD e elaboração de biografias...sendo escolhidos os autores preferidos! Foi uma iniciativa muito bem pensada e muito bem sucedida!


      A Biblioteca Escolar também te lança o desafio de vires até aos "Armários dos Autores" apreciar, ler, assimilar informação sobre os autores destacados...

      E temos um desafio para ti...que passa pela memória, pela atenção, pela concentração! Em que consiste?

     Isso é um segredo que terás mesmo de vir à Biblioteca para descobrir! E como é um desafio-concurso, habilitas-te a ganhar prémios! Estás à espera de quê?!







quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Integrar a Jogar...Xadrez

 


     Gostas de jogar Xadrez? Gostarias de aprender? Na Biblioteca Escolar podes aprender, melhorar as competências que já possuis, participar em Torneios...
        Os alunos Vansh Kaler, do 9ºB, João Carlos Macedo, do 9ºE e Maria Eduarda Silva, do 6ºC já integram este grupo, sob a supervisão da Professora Bibliotecária e com o auxílio de um ex-aluno e campeão ibérico de xadrez, Pedro Vieira.
     Se quiseres também fazer parte do grupo de enxadristas, dirige-te à Biblioteca Escolar e dá o teu nome. Sempre que houver iniciativas relacionadas com a modalidade, partilharemos contigo a informação! Sê muito bem-vindo!