FIGURAS HISTÓRICAS EM O CAVALEIRO DA DINAMARCA
Durante a viagem de regresso, o Cavaleiro da Dinamarca ouve a história de Giotto, um jovem pastor que passava os dias a guardar o rebanho e a desenhar nas pedras com carvões. Apesar de ser apenas um simples rapaz de 12 anos, tinha um grande talento para observar e reproduzir a realidade através da pintura.
Um dia, o famoso e prestigiado pintor Cimabue passou pela região onde Giotto apascentava o seu rebanho e elaborava as suas pinturas e ficou impressionado com a qualidade dos desenhos de Giotto. Reconhecendo o seu talento excecional, convidou-o a ir para Florença para ser seu discípulo e torná-lo um grande pintor.
Giotto aceitou e, trabalhando na oficina de Cimabue, desenvolveu-se até se tornar um dos maiores artistas do seu tempo, superando até a obra do seu mestre!
Uma curiosidade: certamente quase toda a gente já ouviu falar da marca Giotto dos lápis de cor... Pois essa marca tão conhecida foi inspirada na história de Giotto referida no texto, pois a designação da marca foi escolhida em sua homenagem.