domingo, 2 de janeiro de 2022

II Encontro ALer+


     

      Realizou-se, no passado dia 21 de janeiro, o II Encontro ALer+, iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura, que tem como finalidade essencial promover o debate e a inerente reflexão acerca da importância da leitura, em qualquer suporte e de qualquer tipologia. 

     Foram lidos excertos de obras muito interessantes, focando bastante os temas da inclusão e da solidariedade, do respeito pela diferença e do acolhimento a migrantes e refugiados.

    Foi também divulgado um vídeo com entrevistas a alunos de distintos ciclos de ensino, que permitiram a difusão das diversas opiniões sobre as mais-valias da leitura, as temáticas mais interessantes, as motivações para a leitura e a importância das bibliotecas (neste momento de pandemia, particularmente as bibliotecas digitais) para o rápido, livre, gratuito e seguro acesso a livros e outros materiais de leitura...

     


     Foi ainda destacada a importância de, transversalmente, a leitura ser alvo de uma motivação constante, atualizando-se atividades de leitura em todas as disciplinas e nos mais variados contextos, reiterando-se a relação inegável entre elevados índices de leitura e elevados índices de sucesso dos alunos, ou seja, quanto mais os alunos leem, mais aumentam as possibilidades de apreenderem competências de forma sólida, efetiva e duradoura. Lembra-te: ler ajuda-te a aprender!


     Houve também a partilha de iniciativas bem-sucedidas para o incentivo à leitura e a relação direta entre a leitura e a escrita, bem como todos os domínios linguísticos, pois quem lê muito, escreve bem, exprime-se bem e entende bem o que ouve e o que lê, sendo mais criativo e mais crítico do que as pessoas que ainda não despertaram para o prazer (e o desafio) de ler.


     O nosso "muito obrigada" aos responsáveis pela iniciativa pela forma amável, bem organizada e muito acolhedora como nos receberam, tendo sido um dia muito fértil, pleno de boas e inovadoras ideias que (pelo menos, algumas delas) serão postas em prática com a máxima brevidade possível. Já deram provas de sucesso, pelo que "em equipa vencedora..."
     VIVA A LEITURA!!!