terça-feira, 15 de outubro de 2019

Vamos Pesquisar...na Biblioteca Escolar!

      Na atualidade, ser capaz de pesquisar, selecionar e utilizar devidamente todo um universo imenso de informação que nos rodeia não é uma tarefa simples.
      Felizmente, há instrumentos facilitadores do processo de pesquisa. Um desses instrumentos consiste nos Modelos de Pesquisa.
      No passado dia 10 de outubro, na Biblioteca Escolar, alunos do quinto ano participaram numa sessão acerca do Modelo de Pesquisa Big 6.

     Após um diálogo sobre o melhor modo de efetuar uma pesquisa e realizar um trabalho (por iniciativa própria ou por solicitação de um agente educativo), foi proposta aos alunos a elaboração da sua autobiografia (enriquecida com fotografias), no suporte que cada um escolhesse. 

       A maioria dos alunos escolheu fazer uma apresentação em Powerpoint, seguindo as propostas sugeridas: ficar bem esclarecido (analisando a palavra) sobre o que é uma foto-autobiografia, ler autobiografias (todos os alunos requisitaram autobiografias para ler em casa), procurar informação junto de familiares, amigos, vizinhos, antigos professores, álbum físico ou digital de fotografias, Boletim de Saúde, Diplomas de Participação em diversas iniciativas,...e, claro, ir ao "sótão da memória", apontando os momentos mais marcantes. 
         Procurar saber dados e curiosidades sobre o local de nascimento (na Biblioteca Escolar, por exemplo), contactar parentes afastados, relembrar atividades escolares, hobbies, livro/filme preferido ou mais marcante, pessoas que ficaram no coração, episódios engraçados... Depois, é só organizar a informação (preferencialmente por ordem cronológica), associar, sempre que possível, as informações a fotos e escolher a melhor apresentação.
        Há ainda que reler e reanalisar o que foi feito, aperfeiçoar, respondendo a perguntas, tais como: Há repetição de informações? O texto tem contradições?  Há "saltos no tempo" excessivos?
          E os demais leitores do Blog da Escultor...não gostariam de escrever o Livro das vossas Vidas? 
                                                           
                                                                                             A Professora Bibliotecária,
                                                                                             Sílvia Pinto