sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Olá, queridos colegas da Escultor!


     
Somos os alunos do 5º C e do 5º D e queremos partilhar convosco as primeiras e fortes emoções desta nova escola.

     EAFS…sabem o que significa?

     Nós também não sabíamos mas a professora de Português explicou-nos que é a sigla do patrono da nossa escola – Escultor António Fernandes de Sá – um importante artista nascido nesta zona e cujo trabalho se homenageia com a atribuição do seu nome a esta respeitável instituição à qual agora pertencemos!
     A nossa nova escola… e que grande ela é! Por isso, como atividade de acolhimento, a aula de Português foi o espaço para a sua descoberta e nós fomos convidados a conhecer as instalações.

     Aos poucos as peças do puzzle foram-se encaixando: a sala de aula (um sítio para aprender!); a Biblioteca (tantos livros para abrir!); a Direção (uma equipa com quem contar!); o PBX (a funcionária pronta a ajudar!); o recreio (onde poderemos brincar!) e a portaria (onde um pequeno lago de peixes nos convida a entrar!). À medida que íamos conhecendo os “cantos à casa”, pudemos registar por palavras as impressões que os espaços suscitavam. De regresso à sala de aula, a professora pediu-nos para utilizar essas palavras para em grupo preencher um acróstico (Não sabem o que é, pois não? De acordo com o que percebemos é um pequeno poema no qual a primeira letra de cada verso, quando lidas na vertical, formam uma palavra ou sigla).
     EAFS eram apenas letras mortas mas que aos poucos se encheram de sonhos, projetos, expetativas e vida. As palavras foram surgindo e “vestiram” de uma cor feliz a nossa chegada…
       Aqui ficam algumas das ilustrações realizadas e que deram luz a uma receção calorosa que queremos manter bem quentinha!

      Esperamos voltar em breve com mais novidades e estamos ansiosos por saber o que os outros alunos andam a fazer.


Os alunos do 5º C e do 5ºD