terça-feira, 8 de outubro de 2019

A Mais Importante Criatura do Planeta: a Abelha!


       Einstein referiu o seguinte: "se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a Humanidade terá apenas mais quatro anos de vida!"

SABIAS QUE:

  - As abelhas são o alicerce da pirâmide alimentar; sem elas, não haveria  a maioria da fauna que serve de alimento a animais que, por sua vez, servem de alimento a outros animais.

  - As abelhas são muito limpinhas – querem que a sua colmeia esteja sempre num brio! Se alguma sujidade entra na colmeia, as abelhas certificam-se que é removida imediatamente. 
 - Só existe uma abelha-rainha por colmeia. A rainha é criada, não nasce já assim – as abelhas operárias alimentam-na com geleia real. Como só pode existir uma abelha-rainha por colmeia, a primeira coisa que uma abelha-rainha faz quando nasce é matar outra potencial abelha-rainha.
 - As abelhas são também o único ser vivo  a produzir o mel (que é o único alimento que nunca se estraga por ter demasiado açúcar: até no túmulo de Tutankamon se encontrou mel comestível)!
 - A abelha-rainha produz cerca de 2.000 ovos por dia! 
 - As abelhas são responsáveis por 80% de toda a polinização portanto, da próxima vez que estiveres a comer uma fruta ou vegetal, agradece às abelhas!
- As abelhas produzem mel desde há, pelo menos, 150 milhões de anos!

                                      Trabalho de pesquisa (5ºB)
                                       Referências para o trabalho de pesquisa: Cuscas no Castelo de Guimarães, autoria de Paulo Santos, ilustrações: Susana Lima
                                       Pesquisa online: Curiosidades sobre as abelhas
Sugestão de leitura: