MULTICULTURALIDADE
O fenómeno da multiculturalidade é, incontornavelmente, uma realidade dos nossos dias.
A multiculturalidade, cada vez mais presente no mundo globalizado, promove uma convivência enriquecedora entre diferentes povos. Além disso, fortalece os elos de amizade, pois o contato com novas culturas gera (ou deverá gerar) respeito e empatia.
É certo que há vozes discordantes relativamente à recetividade e acolhimento, mas, não raro, são pessoas menos eruditas, com menos sensibilidade e com um pensamento crítico toldado por dogmas e estigmas que devem ser combatidos.
Ao mesmo tempo, a diversidade cultural contribui para a diplomacia entre nações, já que aproxima sociedades por meio do diálogo e da cooperação.
Por outro lado, o uso de diferentes línguas amplia o conhecimento e facilita a comunicação global. Dessa forma, conhecer culturas variadas permite o reconhecimento das qualidades do país que acolhe imigrantes. Com isso, estimula-se não apenas o respeito mútuo, mas também a integração social.
Para além disso, a presença de várias culturas impulsiona o desenvolvimento da economia, visto que atrai investimentos e amplia a oferta de serviços. Portanto, o crescimento demográfico gerado pela imigração é um fator positivo. Portugal tem beneficiado com mais mão-de-obra, o que fortalece setores essenciais e primários da economia.
Logo, a multiculturalidade deve ser valorizada, pois contribui para o progresso económico e social.
Em conclusão, quando há abertura para o novo, todos ganham: o país, os imigrantes e a sociedade como um todo!
Texto realizado pelos alunos do 9ºC