O fenómeno da multiculturalidade é, incontornavelmente, uma realidade dos nossos dias.
Sendo assim, devemos conviver com os imigrantes de forma a não criar conflitos e não emitir comentários xenófobos, e até aprender um pouco da sua língua e dos seus costumes.
Havendo cada vez mais imigrantes, o crescimento demográfico é notório, pois 15% da população portuguesa corresponde a imigrantes.
Não posso deixar de referir que, com maior número de pessoas, teremos mais pessoas para trabalhar, ou seja, o país poderá ficar mais rico, pois conseguirá produzir mais produtos para existirem mais exportações e assim gerar mais dinheiro.
Podemos ainda ganhar conhecimentos sobre a gastronomia e ganhar laços com outros países por darmos melhores condições aos seus emigrantes.
Como muitos dizem (e eu não posso negar) é que muitos dos nossos portugueses também foram para fora trabalhar (e continuam a ir) para procurar melhores condições, tanto financeiras, como de vida; por isso, deixo aqui a pergunta para refletirmos todos: por que não acolhermos os imigrantes da mesma maneira que nos acolheram a nós nos outros países?
João Miguel Ramos Pereira, 9ºC