Os PB’s assumem-se como mediadores,
orientadores, produtores de conteúdos, incentivadores do acesso ao conhecimento
e ao comprazimento, acesso não espartilhado nem elitista (assim haja net).
Assumem-se como detentores de aptidões digitais (competências não previstas
quando se enamoraram indelevelmente pela leitura e pelos livros); dispensam a
fama, mas querem que os utilizadores tenham o proveito. Interessam-se pela
prolixa sede de conhecimento, pois sabem que, quem não explora o que uma BE tem
para dar corre o risco de acreditar em tudo o que lhe dizem…
Deseja-se que a presença em linha da BE
seja tão diversa como a não saciada curiosidade dos seus utilizadores, sempre
num enquadramento do projeto educativo da instituição em que se integra, e
sempre promotora de responsividade, rapidez, clareza, objetividade,
direcionamento, segurança, responsabilidade e acréscimo. A BE em linha existe
para agregar. Faculta informação sobre a sua própria identidade, sobre
documentos estruturantes, serviço de referência, recursos digitais disponíveis,
curadoria de conteúdos, iniciativas, gestão, projetos, parcerias, formação,
serviço cultural, divulgação/difusão e interação.
Sílvia Pinto