domingo, 23 de abril de 2023

No Dia Mundial do Livro...

 ... celebramos a poesia, com lindas composições poéticas elaboradas pelos alunos do Segundo Ciclo, pois, sem a leitura, a poesia pode até brotar espontaneamente, mas o fruto não tem o mesmo sabor... O nosso "muito obrigada!" também ao professor José Rebelo, porque o primeiro passo... é sempre o do incentivo!

O Poema Perfeito!

Uma frase incrível
 um poema perfeito
 cantemos o Amor
 que arde no meu peito!

 O vento Nada me diz
 à meia-noite ao luar ,
olhar a luz da lua
 do outro lado do mar...

 No olhar da pessoa 
vemos a tristeza 
 por alguém morrer
 ficou triste, de certeza!

 Levas o vento igual,
 igual a um sentimento
 fica na nossa alma
 para não sair a calma...
 
                                                              JoãoTeodoro - 5.º C



A Vida na Realidade

O pintor morreu 
a dor ficou
como uma flor 
que não durou.

Minha alegria
minha amargura
minha coragem de correr
contra a ternura.

Pastor, pastor
mas que mau pastor
sempre com três pedras na mão 
como os que morrem em vão.

São voltas 
as voltas que demos 
como as voltas que o mundo dá...

O amor? O amor 
não presta para nada,
já que é como a flor 
que não serviu de nada...

Alegria todo o dia
se não for a alegria
será a melodia!

                                                                             Inês Soares Lopes 6.º B




Quem te Abraçou?

Quem te abraçou
nem sabe o que sonhou!
Mais um dia a nascer
É menos um dia a perder.

É um ciclo de vida
que não vai desaparecer 
Eles não sabem,nem sonham
que o fazem 
não nos envergonham.

Desculpa...dar um abraço...
tão poucas as vezes que o faço!
(para não tem qualquer embaraço)
 
Muitas vezes tu abriste
uma rosa de saúde 
descobriste
que não é assim que se ilude.

Não sei como dizer-te que a pureza,
dentro de mim te procura
para que não haja tristeza
Para não viver na pobreza.

Alguém com o seu carinho
segue o seu caminho
E chega... devagarinho
ao auge da felicidade!

É o medo ali mesmo, 
Não mora ao lado 
mora junto a nós 
e nos ofusca um bocado...

                                                                                                              Ariana Basílio 6.º B



Menina dos Olhos Tristes

Menina dos olhos tristes,
do outro lado do mar,
a menina anda tão triste
uma carta a fez chorar.
Nem tudo é dias de sol 
(que haja rochedo a escalar)
porque nas noite mais triste
há sempre alguém que resiste.
                                                                                     Atilde Gonçalves Dias 5.ºC




Cantar

A falar
Ponho a alma a cantar
Tenho troncos da mesma raiz
que a falar me deixa feliz.

Esta voz
tão colorida
que a cantar
deixa-me com alegria.

A minha alma canta
e as pessoas encanta
para as pessoas são uma inspiração
que alegra o coração.
                                                             Rodrigo Moreira da Encarnação,nº18, 5C



Morrer por Acordar

Hoje conheci uma pessoa idêntica a mim,
mas os seus olhos não tinham vida.
Uma pessoa sem coração no peito
(é o que a minha memória recorda)
«Quem és tu?» perguntei
«Sou a tua dor, calada lá no fundo»
A sua resposta deixou um vazio profundo
Brinquei inocentemente por muitos anos, mas agora era tempo de acordar.
Acordar e perceber que nada está bem.
Acordar e perceber que sempre estive errada.
Mas agora faço o quê?
Mudar é muito complicado, quase impossível.
Fico com medo só de pensar nisso.
Agora já é tarde, não sei que força me mantém
Quero voltar para casa, mas já não sei onde é
«Posso salvar-te, se quiseres» sugeriu ela
«Não, não o mereço» respondi
Sem perceber, afoguei-me na minha tristeza,
e morri...
                                                                                                                   Nicole Castilho 6.ºA