quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Lendas Breves: narrativas tradicionais portuguesas

 

Lenda do Galo de Barcelos

    Há muitos anos, um peregrino, ao passar por Barcelos, decidiu hospedar-se numa estalagem para descansar. A rapariga que servia às mesas da estalagem enamorou-se por tão belo peregrino e quis namoriscar com ele. No entanto, ele rejeitou-a, não correspondendo ao que ela desejava. Zangada e com raiva, a criada da estalagem acusou o peregrino de ter roubado comida. Este foi então levado perante o Rei, que era juiz supremo, e estava a preparar-se para almoçar um galo assado. Ansioso que estava para devorar tão bela iguaria, o Rei nem quis ouvir os argumentos de defesa do peregrino e deu ordem para que este fosse executado. Desesperado, este gritou: 

     - Tendo Deus por minha testemunha, garanto que é tão verdade eu estar inocente como este galo assado cantar.

        O galo cantou e o peregrino seguiu a sua viagem em paz.

Lenda da Serra da Estrela

     Existiu em tempos um pastor que, todas as noites, na sua solidão, falava com uma estrela no alto da serra. Esta estrela era a sua companhia, e ele prezava-a muito. 

    Certo dia, o Rei ouviu dizer que o pastor falava com uma estrela, e mandou-o chamar, propondo-lhe que trocasse a sua amiga por riquezas.

     Todavia, o pastor preferiu continuar pobre a perder a sua única amizade, e foi isso mesmo que disse ao Rei. Assim sendo, voltou para junto da sua estrela, e nesse dia profetizou que, a partir dali, seria dado o nome de Serra da Estrela ao local onde se encontravam. 

     Dizem que, ainda hoje, existe uma estrela que brilha mais que as outras, no alto da serra, à procura do seu amigo pastor.