sábado, 14 de dezembro de 2019

Um Agrupamento de Braços Abertos

      Sermos capazes de acolher, acarinhar e integrar da melhor maneira as pessoas que escolhem o nosso país para ter uma vida melhor e concretizar os seus sonhos deve ser um objetivo comum a todos e inquestionável.
       O nosso Agrupamento não distingue nem discrimina etnias, contextos económicos, perfis intelectuais, nem...nacionalidades. Somos uma Eco-Escola também limpa de xenofobia ou preconceito, sem seletividades que podem promover interesses, mas não são, por certo, os superiores interesses dos alunos e do seu direito ao sucesso.
       Neste contexto, é com muito gosto que temos connosco a Ana...Quem? Basta ler a entrevista e já ficam a saber...

Vidas diferentes, histórias diferentes
Ana Mikeladze é uma aluna georgiana da escola EB Escultor António Fernandes de Sá, do 8 ºA. É uma aluna aplicada e com grandes sonhos, um deles é ser atriz. Vamos conhecê-la um pouco melhor...
Eu: Olá Ana! Vamos começar a entrevista?
Ana Mikeladze: Olá! Sim, vamos começar.
Eu: Como eram os estudos na Geórgia?
Ana Mikeladze (à esquerda) e Ana Beatriz  8ºA
Ana Mikeladze: O que era ensinado na Geórgia era diferente de Portugal, ou seja, tínhamos de decorar e apresentar textos, quase todos os dias, a todas as disciplinas, os testes eram feitos e corrigidos num caderno e a cotação era de 1 a 10.Havia russo e georgiano em vez de português e inglês e nas aulas de E.V o que era aprendido era a história da arte em vez de desenho. Havia cerca de trinta alunos e as salas de aula tinham uma mesa para cada um dos alunos.
Eu: Ficaste lá até que idade?
Ana Mikeladze: Fiquei na Geórgia até aos onze anos.
Eu: A escola na Geórgia é muito diferente?
Ana Mikeladze: Sim, todas as aulas eram numa única sala, mas com professores diferentes, a biblioteca era grande, mas quase ninguém lia lá os livros, toda a gente os requisitava, não havia cantina, havia apenas um bufet onde os alunos almoçavam o que quisessem e a escola era muito grande com cerca de quatro andares.
Eu: Preferes estar na Geórgia ou em Portugal? Porquê?
Ana Mikeladze: Eu prefiro ficar na Geórgia, porque parte da minha família está lá e fiz muitas amizades, com quem ainda me mantenho em contacto por telefone, mas a nível de estudos prefiro ficar em Portugal, aqui a matéria dada é mais interessante. Aqui também gosto muito de frequentar a Biblioteca Escolar e vou lá para estudar e ler.Vim para Portugal, porque o meu irmão veio para cá jogar futebol. Adaptei-me muito facilmente na escola, comecei logo a fazer amigos e demorei cerca de um ano a aprender a falar português (o que não foi muito difícil).
Eu: Por que motivo vieste para Portugal?
Ana MikeladzeVim para Portugal, porque o meu irmão veio para cá jogar futebol. Adaptei-me muito facilmente na escola, comecei logo a fazer amigos e demorei cerca de um ano a aprender a falar português (o que não foi muito difícil).
Eu: O que gostavas mais na Geórgia?
Ana Mikeladze: Gostava mais dos amigos e dos meus colegas, porque cresci com eles e mesmo assim ainda continuo a falar e gostava também dos centros Comerciais da Geórgia, porque acho que lá a moda está mais “à frente” do que em Portugal.
Eu: O que gostas mais na escola em Portugal?
Ana Mikeladze: Gosto imenso da biblioteca, do tamanho da escola e dos professores, porque explicam muito melhor do que na Geórgia.
Eu: Qual era a(s) tua(s) disciplina(s) favorita(s) na Geórgia?
Ana Mikeladze: As minhas disciplinas favoritas na Geórgia eram ciências e matemática, porque em ciências gostava de aprender sobre moléculas e matemática porque a minha mãe e a minha avó eram professoras de matemáticas.
Eu: Qual é a tua disciplina favorita aqui, em Portugal?
Ana Mikeladze: As minhas disciplinas favoritas, em Portugal, são ciências naturais, ciências físico-química, inglês, francês e matemática.
Eu: Obrigada pela entrevista, Ana!
Ana Mikeladze: De nada. Eu é que agradeço!




Entrevista realizada por: Ana Beatriz Monteiro nº3 8ºA