terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Intercâmbio do Crescer


       
        Nos dias 12 e 13 de dezembro, em duas sessões distintas em cada dia, o Auditório da Escola EB Escultor António Fernandes de Sá recebeu alunos do quarto ano das escolas de 1º Ciclo do Agrupamento, devidamente acompanhados pelos respetivos Encarregados de Educação e outros familiares que fizeram questão em marcar presença. A iniciativa, designada por “Projeto Intercâmbio do Crescer” tinha como primeira finalidade a apresentação dos “padrinhos” (alunos da escola-sede) aos “afilhados” (alunos do quarto ano) para darem “aquele abraço” que sela o primeiro degrau de uma bela escadaria de acompanhamento, ajuda, orientação e amizade…

        Houve também variados momentos culturais, dinamizados, no dia 12, pela professora Ana Maria Martins, que orientou uma belíssima apresentação musical, com instrumentos originais, tocados com primor por alunos do 4ºano.
      Enquanto aguardavam a entrada no Auditório, os convidados puderam assistir a um pequeno concerto musical dinamizado pela Diana Costa, do 8ºA, que tocou guitarra, cantou e encantou como só a Diana sabe fazer, bem como pelo Pedro Vieira, ex-aluno do Agrupamento, que teve muito gosto em “regressar às origens” para mitigar as saudades e agradecer a quem tanto o ajudou a ser um aluno brilhante na continuidade dos seus estudos (agora, no Ensino Secundário).
     No dia 13, os convidados puderam apreciar canções, música instrumental (guitarra e órgão) e uma representação teatral, designada por “A Língua Portuguesa é muito Traiçoeira”, cujo enredo consiste numa aula muito especial, na qual o Sr. Prof. Fábio Monteiro (5ºB) tenta lidar com uma aluna não muito fácil e que exemplifica o comportamento que uma aluna não deve ter…
    Nos momentos de “revelação” dos afilhados aos padrinhos, reinaram abraços e beijinhos, com alunos do 9ºB a entregar uma lembrança natalícia e um miminho a todos os presentes.


    Foi uma noite memorável que reforçou as pontes de carinho entre as escolas do Agrupamento, contando naturalmente com os elementos da Direção, tendo a Professora Célia Português assumido, de forma estoica e exímia, a difícil função de apresentadora.