Vasco da Gama
Autor: A. do Carmos Reis
Coleção: História Júnior
Editora. Edições ASA
Resumo:
Este livro conta-nos a biografia de um dos heróis portugueses citados na obra Os Lusíadas, Vasco da Gama, nascido em 1468 em Sines, cidade portuguesa na região do Alentejo. Ao longo da sua infância e mocidade, Vasco tomou consciência da importância das navegações marítimas e desenvolveu a vontade de querer fazer parte de uma grande expedição marítima, sonho esse que se veio a realizar mais tarde quando D. Manuel I decidiu dar continuidade ao programa de Expansão Marítima que estaria a ser desenvolvido por D. João II, o qual tinha o objetivo de fazer os portugueses chegar ao Oriente através dos mares.
Assim, em 1497, foi entregue a Gama o comando de uma pequena armada e partiram para a Índia, viagem essa que só terminou em 1499 com o seu regresso a Portugal e que lhe concedeu a si e à família o título de Dom, nomeou-o Almirante do mar das Índias e fez dele Conde da Vidigueira.
A 1524, na noite de Natal, precisamente na transição de 24 para 25 de dezembro, acabou por falecer em Cochim, bastante longe da sua casa e da sua família.
Citação que me marcou:
“Vasco da Gama era testemunha de tanta glória. Mas nunca terá pensado, ao ouvir os monges a cantar no mosteiro, que havia de ter sepultura dentro da sua igreja.”
Opinião:
Este livro permitiu-me expandir os meus conhecimentos a nível da cultura e eu recomendo-o a pessoas que gostem de História e que queiram saber um bocadinho mais acerca dos Descobrimentos, do nosso país e da vida de Vasco da Gama.