sexta-feira, 1 de março de 2024

Sabias que...hoje é o Dia Mundial do Elogio? Atividade "Amigo Secreto"

 


Já elogiaste alguém hoje? Alguém naturalmente, merecedor dos teus elogios? Pois então devias fazê-lo! Receber um elogio acarreta imensos benefícios! Propomos assim uma atividade: escreve um elogio a alguém com quem convivas na tua escola. Deixa bem claro o nome do destinatário! Se quiseres, podes optar pelo  anonimato. Inspira-te e escreve o que te vai na alma sobre aquela pessoa tão especial a quem nunca tiveste coragem (ou não surgiu a oportunidade) de dizer todas as qualidades que vês nela. Deposita o teu texto na Caixa dos Elogios que está na Biblioteca da escola Escultor Fernandes de Sá... Nós garantimos que chegará ao destinatário. "Para quê?" - perguntas tu. Aqui ficam algumas das vantagens dos elogios...sinceros, sempre!

O elogio consiste numa "ferramenta" de exaltação capaz de incitar o florescimento das virtudes mais nobres do ser humano. Longe de ser uma mera cortesia, o elogio assume contornos de uma celebração elevada que toca bem lá no fundo do âmago humano.

O ato de elogiar representa uma homenagem à excelência da pessoa enaltecida: o elogio transcende as barreiras do mero reconhecimento superficial, uma vez que atinge um patamar em que se torna um veículo para a transmissão de sentimentos de apreço e admiração.

É de salientar que o elogio não eleva apenas o destinatário, mas também dá uma aura de dignidade ao contexto em que é proferido e de sinceridade e humildade a quem o profere. É um testemunho do respeito pelo mérito alheio, tornando o ato de elogiar uma experiência que transcende a mera formalidade, adquirindo contornos de uma celebração partilhada .

Num mundo muitas vezes marcado por superficialidades e efemeridades, invejas e rancores, o elogio resgata o comprazimento pelas qualidades do Outro, dando ênfase às conquistas e qualidades existentes e reconhecidas.

Em última análise, o elogio revela-se um tesouro verbal, capaz de enaltecer o que há de mais nobre na condição humana: assim emerge o poder de edificar, inspirar e elevar, transformando simples palavras em monumentos de apreço que perduram no tempo como testemunhos da beleza e grandeza que encontramos uns nos outros.