... então esta informação também é para ti, bem como para todos!
Ir à escola é um direito universal e essencial! Porém, não é uma realidade transversal a todos os que a ela têm direito. Milhões de crianças e jovens em todo o mundo vão continuar sem acesso a esse direito fundamental e em Portugal há cerca de 6500 crianças que, de acordo com o mais recente Relatório das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (2021), enfrentam esta situação.
Em Portugal, nem todas as crianças e os jovens que estão inscritos na escola, estão a aprender ou envolvidos num processo de aprendizagem. Apesar de não serem consideradas em situação de abandono escolar (apenas se pode falar de abandono efetivo quando, aos 18 anos, o jovem sai da escola sem ter terminado o ensino secundário), muitas crianças e jovens em Portugal estão, na verdade, numa situação de exclusão. Esta é uma realidade que deve merecer visibilidade para poder ser devidamente prevenida e adequadamente combatida.
Nesse sentido, a UNICEF Portugal – para alertar para a necessidade de fazer cumprir este direito fundamental, tornando a educação numa oportunidade real para todas as crianças, reforçando a necessidade de investimento na educação e nos meios que permitam recuperar as aprendizagens perdidas fruto da pandemia – criou uma campanha de comunicação e de angariação de fundos.
Com a campanha “Não regresso à Escola” denunciam-se todas as situações inaceitáveis de incumprimento do direito básico à educação que ocorrem no mundo, e também em Portugal, e apela-se à contribuição de donativos para combater este fenómeno de exclusão, com repercussões gravíssimas nas crianças e jovens e, por contaminação, a toda a sociedade.
A UNICEF CONTA COM A AJUDA DE TODOS!!!