A música provoca em nós muitos sentimentos, mas... sabias que a música tem também o dom de curar? Ao processo de cura (sobretudo no âmbito da saúde mental) através da música, chamamos de musicoterapia.
Além de proporcionar sensação de bem-estar, a música, quando usada como terapia, pode trazer benefícios para a saúde, tais como: melhorar o humor, a concentração e o raciocínio lógico. A musicoterapia é uma boa opção para crianças se desenvolverem melhor, tendo uma maior capacidade de aprendizagem mas também pode ser usada como opção de crescimento pessoal.
A musicoterapia é um tipo de tratamento que utiliza músicas com letra ou somente na forma instrumental, além de instrumentos como viola, flauta e outros de percussão onde o objetivo não é aprender a cantar ou tocar um instrumento, mas saber reconhecer os sons de cada um ter a possibilidade de expressar suas emoções através destes sons.
A musicoterapia estimula o bom humor, aumenta a boa disposição, promove a calma e consequentemente, reduz a ansiedade, o stress e a depressão e ainda:
- Melhora a expressão corporal
- Aumenta a capacidade respiratória
- Estimula a coordenação motora
- Alivia as dores de cabeça
- Previne ou diminui distúrbios do comportamento
- Auxilia a prevenir ou tratar doenças mentais
- Melhora a qualidade de vida
- Ajuda a tolerar o tratamento contra doenças oncológicas
- Ajuda a suportar dores crónicas
A musicoterapia tem sido cada vez mais praticada em escolas, hospitais, lares de idosos e em contexto de pessoas com necessidades especiais. No entanto, esta técnica também pode ser feita durante a gravidez, para acalmar bebés, bem como na terceira idade, mas deve ser orientada por um musicoterapeuta