sexta-feira, 3 de junho de 2022

Música Ambiente

               Desde a infância, que a música assume um papel de muito relevo na minha vida. A música está presente em praticamente todas as minhas atividades: quando estou a estudar, a música ajuda-me a ficar concentrado; quando estou a descansar, a música contribui para o meu relaxamento; quando me dedico a alguma iniciativa lúdica, a música aumenta a minha boa disposição; quando me sinto tenso, a música ajuda a aliviar tensões e a descomprimir.     A música possui vertentes preventivas, curativas e catárticas e sou defensor do recurso, à musicoterapia (em detrimento de terapias medicamentosas, químicas). Há imensas potencialidades nesta área ainda por explorar. A música é um ingrediente incontornável para adoçar a vida: reaviva memórias, proporciona sorrisos, amplifica os bons momentos…

            A música é exclusiva do ser humano. Onde quer que estejamos, há sempre ritmos que emanam do riso, da musicalidade de algumas vozes, da maravilhosa diversidade da pronúncia de cada um… Também a natureza é uma verdadeira sinfonia, muito bem orquestrada e muito agradável de se ouvir. Quanto à música como resultado de um processo de criação humana, há muitos estilos (como o jazz, o pop, o rock, o tecno,…) e sonoridades que não carecem de rótulo. Não tenho um estilo predileto: sou musicalmente eclético e as minhas opções variam mais de acordo com o meu estado de espírito do que em função de preferências pessoais. Poderíamos viver sem música. Sim, por certo, mas não seria a mesma coisa, pois não?