quarta-feira, 9 de março de 2022

VINDA DO ESCRITOR JOÃO CUNHA E SILVA

 


   No âmbito da Semana da Leitura, o escritor (e professor...e excelente comunicador...e ótima pessoa...e tanto mais haveria para dizer...) João Cunha e Silva concedeu-nos o privilégio de marcar presença na escola Escultor António Fernandes de Sá para dialogar com as turmas do 7ºC e 8ºE acerca de encantamento indefinível que se designa por leitura.


  Escritor com diversas obras publicadas, saciou a vontade dos alunos acerca de alguns dos "ingredientes" para o "bolo delicioso" que é a escrita criativa, salientando a importância de ler, ler muito, ler para ter ànsias de ler mais ainda., ler até que a leitura crie em nós o efeito golo-do-Éder (em nós, não nos franceses 😁).

  


   Atentos e participativos, os alunos esclareceram dúvidas, partilharam contributos, trocaram ideias. Fizeram também a leitura de leituras que lhes foram dedicadas. um tempo devotado, como "um coração pronto a pulsar na nossa mão" (Alexandre O'Neill).


   Com um sorriso que nenhuma máscara esconde e com a garra de quem fala do que o encanta, João Cunha e Silva dialogou com os alunos, salientando o poder desse abraço entre a leitura e a escrita, desse abraço que qualquer um pode dar, pois não é reservado a elites ou dotados de genética especial. Todos somos leitores, todos somos escritores, se assim o desejarmos. 

    Como se agradece tamanha generosidade? Com palavras de gratidão, com sentimentos de gratidão e com um ramo de flores, também elas símbolo da fruição estética que nos diferencia das outras espécies e que, mesmo efémeras no tempo, podem ser eternas na memória, flores inevitáveis, pois vivemos, num instante infinito, um momento de festa!