quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

1 DE JANEIRO - DIA MUNDIAL DA PAZ

  

     No mundo líquido, confuso e conflituoso em que vivemos, falar de Paz é um nadar contra a corrente. 

    Aos declarados conflitos internacionais somam-se guerras e guerrinhas internas, não raramente lutas que se travam até no interior de cada ser humano e - assumamos - nem sempre emerge a melhor versão. Citando Germano Almeida, "Claro que haverá sempre pessoas honrosas e inspiradoras" (obra O Colapso da Verdade, Editora Ideias de Ler) referindo-se a Mariann Edgar Budde. E é precisamente um segmento da homilía da Bispa Mariann que deixo aqui como um exemplo de apelo à paz e à misericórdia:

   "Em nome do nosso Deus, tenha piedade de quem tem medo. Respeite os milhões de pessoas que lhe deram a sua confiança. Os imigrantes que vivem neste país, tenham ou não documentos, tratam das nossas colheitas, limpam os nossos escritórios, trabalham nas fábricas, lavam os pratos e fazem o turno da noite nos hospitais. Podem não ter a documentação certa, mas a maioria dos nossos imigrantes não são criminosos. Pagam impostos e são bons vizinhos. Fazem parte das nossas Igrejas, Sinagogas, Mesquitas e Templos."

   Fica, para a reflexão de todos, para além do evidente destinatário, se não seremos todos nós potenciais destinatários que teimam em não quebrar ciclos de preconceito e marginalização?

   A obra O Colapso da Verdade, de Germano Almeida e publicado pela Editora Ideias de Ler encontra-se ao dispor de quem a quiser ler na Biblioteca Escolar (que está sempe ao swriço de toda a comunidade educativa).

Um Feliz 2026!!!