quarta-feira, 29 de outubro de 2025

HALLOWEEN

 

  
      Os docentes de Inglês (do 2ºCiclo) e a Biblioteca Escolar juntaram esforços para celebrar esta data de arrepiar que é o Halloween. Os alunos fizeram trabalhos excecionais para decorar a escola e também temos de felicitar a Dª. Fátima Carvalho pelo excelente cenário decorativo da Biblioteca. Muitos parabéns a todos os alunos que realizaram, com tanto brio e esmero, os adornos dos vampiros, bruxinhas, abóboras, esqueletos, fantasmas, aranhas e muitas mais "entidades do mal"👹👹👹👺👺👺👿👿👿
      Já agora, relembramos que o Concurso "Contos de fazer Tremer" ainda está a decorrer e que tens, à tua disposição, na biblioteca, breves textos e contos muito simples, mas muito assustadores, em inglês e português, para te inspirares a escrever o teu próprio conto. Contamos contigo!!!!

terça-feira, 28 de outubro de 2025

DIA DA ESCOLA

 

    O Dia da Escola/Agrupamento revestiu-se de muita alegria, sorrisos, cultura, aprendizagem e com atividades para todos os gostos, estabelecendo pontes de harmonia entre todos os alunos do Agrupamento. A celebração da aprendizagem foi vivida com grande entusiasmo e espírito de união por toda a comunidade educativa. 
   Logo pela manhã, os alunos escreveram pequenas definições pessoais sobre o que é a Paz em delicadas pombas brancas de cartolina, simbolizando esperança, harmonia e respeito. 



     Seguiu-se a elaboração de mensagens de esperança que foram depois trocadas durante o emocionante cordão humano, um momento simbólico e profundamente sentido, onde se cantou também o hino da escola com enorme orgulho, em simultâneo com o hastear das bandeiras de Portugal, da Escola e da tão desejada Bandeira Verde, conquistada pelo compromisso coletivo com a cidadania ativa e ambiental. Um dos pontos altos do dia foi a presença da brigada cinotécnica da PSP, cuja demonstração encantou miúdos e graúdos, reforçando valores como treino disciplinado, responsabilidade, cooperação e serviço à comunidade (do ser humano e melhor amigo do homem).

    Houve ainda momentos multiculturais, com a leitura de poemas dedicados à Paz em português, inglês, francês e cantonês, celebrando a diversidade linguística e cultural como ponte para o diálogo. Em simultâneo, decorreram jogos e atividades desportivas no pavilhão e nos campos exteriores, valorizando o espírito de equipa, o bem-estar e a convivência saudável.

  O dia terminou com a entrega dos Diplomas do Quadro de Mérito e Quadro de Mérito Cívico, com a presença dos Encarregados de Educação, sublinhou o reconhecimento do esforço, da dedicação e dos bons exemplos, momento adornado com apontamentos artísticos muito aplaudidos, incluindo a representação da peça “O Milagre das Rosas” (Clube de Teatro), uma dança coreografada ao som do tema “O Amor em Portugal” e a leitura do texto “O Planeta da Paz”, desenvolvido pelo 7.º A.

   Foi, sem dúvida, uma celebração fantástica, repleta de simbolismo, cooperação, alegria e compromisso com os valores que constroem uma escola mais humana, mais solidária e mais consciente do seu papel na comunidade.



terça-feira, 14 de outubro de 2025

Dia Internacional dos Resíduos Elétricos e Eletrónicos - 14 de outubro

 Hoje, dia 14 de outubro de 2025, comemora-se o Dia Internacional dos Resíduos Elétricos.

De acordo com o Observador (https://observador.pt/2025/10/13/residuos-eletricos-e-eletronicos-sao-mina-de-materiais-criticos-mas-so-sao-aproveitados-metade-diz-relatorio/“Os resíduos elétricos e eletrónicos (REE) da Europa disponibilizam anualmente um milhão de toneladas de matérias-primas críticas, essenciais para alimentar as novas tecnologias verdes….… cobre, alumínio, silício, tungsténio e paládio.”

 O acumular deste tipo de resíduos nas nossas casas, nomeadamente telemóveis antigos, acessórios de informática (ratos, teclados, câmaras ou microfones), ventiladores, ferros de engomar, relógios, câmaras digitais de vídeo ou fotografia, impede que seja reutilizado ou que se aproveitem certos componentes, o que faz com que se explorem novos recursos.

Como sabes, o Eco-Escolas, no âmbito do projeto Geração Depositrão, faz a recolha de REE (Resíduos Elétricos e Eletrónicos).


Desafiamos-te a, durante o resto da semana, fazer uma “limpeza” em casa e trazer para a escola todos os REE que encontrares

Podes entregá-los na portaria ou no PBX.


O ambiente agradece!!

image.png

 

As coordenadoras Eco-Escolas,

Manuela Sousa

Teresa Coelho

domingo, 5 de outubro de 2025

Dia Internacional do Professor - Faz a correção dos erros sublinhados

CAÇA  AO ERRO

     Ao celebrarmos o Dia Internacional do Professor, decidimos matar dois coelhos de uma cajadada só, enaltecendo tão digna profissão e desafiando-te a indicar a forma correta dos erros (como é uma celebração, oferecemos a dica do sublinhado) que polvilham o seguinte texto:

    Ser Professor é Sê-lo Sempre💗



     Tu já te perguntastes qual a importância de ser professor? Não? Então, benvindo a este texto!

      Não vamos abordar o assunto em tom perjorativo, nem usar diminuitivos irónicos. Houveram muitos pensadores que não levaram este assunto assério, pois concerteza.

      No entanto, nós vamos adiar para mais tarde o humor (para não haver reprercusões). 

      Ser professor é tão revelante, que configura a base de quase todas as outras profissões!!!

     Vamos considerar 3 items: o mau-estar de uma sociedade sem professores, o bem que trás o ensino e como seria bom se todos podessem ter assesso à educação.

    Comecemos esta triologia de assuntos: uma sociedade não porgride sem escolas e sem ajentes educativos. O ensino é uma ponte de evolução para novos orizontes! O poder de cada professor é mais grande quando a comunidade reconheçe o seu valor...

   Concluindo, para que possa-mos valorizar a profissão docente e agradecer aos professores por o trabalho que a todos dedicão, vamos todos reflexionar sobre a importância de... ser professor!!!


quarta-feira, 1 de outubro de 2025

CONTOS DE FAZER TREMER


 

DIA MUNDIAL DA MÚSICA

     Desde a infância, que a música assume um papel de muito relevo na minha vida. A música está presente em praticamente todas as minhas atividades: quando estou a estudar, a música ajuda-me a ficar concentrado; quando estou a descansar, a música contribui para o meu relaxamento; quando me dedico a alguma iniciativa lúdica, a música aumenta a minha boa disposição; quando me sinto tenso, a música ajuda a aliviar tensões e a descomprimir.     

      A música possui vertentes preventivas, curativas e catárticas e sou defensor do recurso, à musicoterapia (em detrimento de terapias medicamentosas, químicas). Há imensas potencialidades nesta área ainda por explorar. A música é um ingrediente incontornável para adoçar a vida: reaviva memórias, proporciona sorrisos, amplifica os bons momentos…




DIA MUNDIAL DO IDOSO - PARCERIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR COM O MOVIMENTO RESISTIR, MUDAR, AGIR

      

     É com muita satisfação que a biblioteca escolar celebrou um acordo de colaboração com a Doutora Rosa Maria Aranha, Licenciada em Direito e Pós-Graduada em Ciências Jurídicas, Fundadora e Diretora do movimento  Resistir, Mudar, Agir.

    Os idosos são guardiões da memória coletiva, pilares de sabedoria e de experiência que sustentam a nossa sociedade. Cada vida vivida é um testemunho de luta, conquistas e ensinamentos que não podem ser esquecidos nem desvalorizados. Defender os direitos das pessoas idosas é reconhecer a sua dignidade, respeitar a sua trajetória e garantir que continuem a ocupar o lugar que lhes é devido: no centro da comunidade, como cidadãos plenos e ativos.

     No entanto, muitos enfrentam discriminação, abandono, solidão e falta de acesso a cuidados adequados. A sociedade que marginaliza os seus idosos compromete o próprio futuro, porque desconsidera a base que a construiu.

    É nesse contexto que nasce o movimento Resistir, Mudar, Agir. Resistir às injustiças e ao preconceito contra a velhice. Mudar a mentalidade que vê o envelhecimento como fardo, em vez de reconhecer um valor humano e social incomensurável. Agir de forma concreta, por ações de sensibilização, iniciativas comunitárias e atitudes individuais, é uma forma de garantir que cada idoso viva com dignidade, respeito e conhecedor dos seus direitos

    Defender os idosos é defender a vida, a memória e o futuro. O movimento Resistir, Mudar, Agir é um chamado à consciência coletiva: porque envelhecer é um direito de todos, e a forma como cuidamos dos nossos idosos revela quem somos como sociedade.