sábado, 10 de dezembro de 2022

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

   Há momentos em que achamos que há algo já conquistado, mas a História mostra que tudo pode retroceder. Então temos que estar sempre vigilantes... Fica aqui, para reflexão, o seguinte texto do nosso Prémio Nobel da Literatura:

 

Que Humanidade é Esta?

    «Se o Homem não for capaz de organizar-se de forma a satisfazer as necessidades de uma humanidade que está a morrer de fome, de guerra e de tudo, que humanidade é esta? Nós, que enchemos a boca com a palavra humanidade, acho que ainda não chegámos a isso, não somos seres humanos. Talvez cheguemos um dia a sê-lo, mas não somos, falta-nos mesmo muito. 
      Temos aí o espetáculo do mundo e é uma coisa arrepiante. Vivemos ao lado de tudo o que é negativo como se não tivesse qualquer importância, a banalização do horror, a banalização da violência, da morte, sobretudo se for a morte dos outros, claro. (...) E enquanto a consciência das pessoas não despertar isto continuará igual. Porque muito do que se faz, faz-se para nos manter a todos na abulia, na carência de vontade, para diminuir a nossa capacidade de intervenção cívica.»
                                                                   José Saramago, in 'Canarias7 (1994)'
   E tu? O que tens feito pela defesa dos direitos humanos?