segunda-feira, 2 de maio de 2022

2 de maio - Dia Mundial contra o Assédio Moral

 


   Atualmente, fala-se muito em assédio. Normalmente, há uma associação instantânea a "assédio sexual" . 

   Porém, há outras formas de assédio, não menos graves, não menos comuns, infelizmente.        

   Uma delas configura o "assédio moral". O assédio moral consiste em qualquer conduta que vise menosprezar alguém no âmbito das suas competências e aptidões, capacidades, destrezas e até traços de caráter. A ambiência mais recorrente é o local de trabalho, o que inclui os estabelecimentos de ensino, naturalmente, sendo como são, locais de trabalho por inerência. 

     O assédio moral pode traduzir-se em humilhações, ofensas, exclusão, o perpassar de sentimentos de menos-valia, ameaças e até agressões físicas! Deste modo, o assédio moral acaba por ter consequências muito graves. 

        De forma mais sintética, fica aqui um quadro com os sentimentos despoletados pelo assédio moral e as respetivas atitudes/emoções na vítima (sim, escrito em português do Brasil, a lembrar-nos a maravilhosa variedade da língua portuguesa):


    Se pensarmos bem, o local de trabalho é o sítio onde passamos mais tempo de vigília, pelo que uma ambiência agradável, solidária, motivadora e de reconhecimento é fundamental para a realização pessoal e para a concretização de um bom trabalho.
     O assédio moral não tem a ver com hierarquias: um grupo de pessoas pode juntar-se para assediar moralmente um superior hierárquico; não obstante, a forma mais habitual de assédio moral prende-se com atitudes de quem tem mais poder (por exemplo, o poder de despedir) e usa esse poder de forma opressiva e desrespeitosa. 
      Como minimizar ou (idealmente) eliminar este problema? Com a consciência de que todos somos iguais em dignidade! Não há cargo, função, status ou compadrio que sejam superiores à relevância do respeito pelo outro. A empatia, a ajuda em vez da crítica, a forma de falar sobre debilidades que pode ser alvo de melhoria...tudo isso é fundamental para evitar que o assédio moral prevaleça. Enfim, como se costuma dizer, a esperança é a última a morrer... 


Webgrafia:https://www.researchgate.net/figure/Figura-2-Sintomas-do-assedio-moral-no-trabalho_fig2_343008801